REFLETINDO SOBRE O ENSINO MÉDIO

NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE FRANCISCO BELTRÃO

COLÉGIO ESTADUAL DE RENASCENÇA PADRE JOSÉ JUNIOR VICENTE

CLEVI MARIA SPIGOSSO

         Os desafios são muitos, porem, alguns mais interligados, com  melhores resultados, na educação de Ensino Médio. Melhorar a qualidade, priorizando o conhecimento cientifico, dar condições iguais a todos, engajar nossos alunos ao conhecimento com vontade e dedicação, formar com principio educativo para o trabalho e continuação dos estudos. Porem para isso temos que lutar por politicas publicas de melhorias das condições de trabalho,equipando as escolas com tecnologias, pois nossos alunos são desta era eletrônica, laboratório com materiais e materiais didáticos, que auxilie na fixação de conteúdos trabalhados.

         Através  do PPP da escola, pautar as melhores estrategias para conquistar os educando  ao conhecimento cientifico, privilegiando conteúdos afins  do aluno  em beneficio da aprendizagem de suas necessidades. Tornando  a escola mais atraente, voltada para o educando e garantindo o acesso a ela. As diferenças culturais de nossos jovens, são poucas, porem   significativas. Alguns com acesso  a tudo e outros com acesso a quase nada. Famílias que apoiam e incentivam  ao conhecimento e famílias que vê a escola como um deposito de gente.
         Em contra partida a isso, percebe-se que, a grande maioria dos jovens querem melhorar de vida através dos estudos, mas,  os ditos que não querem nada com nada, que é a minoria, vem para a escola para passear. E acabam por contaminar, atrapalhar o bom andamento das aulas, em consequência disso, o professor se desgasta, perde o animo, tira o foco da aula desconcentrando a todos.A função da escola é ensinar o conhecimento cientifico e despertar o senso critico sobre todos os assuntos que envolve a cidadania. Despertar o aluno para visualizar o mundo globalizado e as idéias que estão por traz de textos publicados, escritos conforme a época vivenciada.
         O conhecimento escolar é o vinculo por meio do qual liga a vida em sociedade. Permite perceber as estratégia  e batalhas cotidianas na luta pela sobrevivencia do ser, diante de tantas desigualdades politicas e sociais, de uma cultura  que diferencia a sociedade entre o bem e o mal. Porem despertar o interesse dos educandos para essa pratica, não é fácil. A sociedade cobra deveres e se omite  aos direitos de c idadão. A familia  que deve ser a primeira instrutora, prefere deixar seus filhos a merse da sociedade.
         Assim a escola fica com toda a carga de educar, ensinar, cuidar, itegrar o aluno na   sociedade, tendo que arcar com a responsabilidade de não excluir, sendo que todos os demais o fazem. Cabe a escola seguir regras, curriculos, cumprir metas e desenvolver ações que salve os educando e transforme  os a seres que de lucros na sociedade capitalista e servil. A função da escola é ensinar o conhecimento cientifico e despertar o senso critico sobre todos os assuntos que envolve a cidadania. Despertar o aluno para visualizar o mundo globalizado e as idéias que estão por traz de textos publicados, escritos conforme a época vivenciada.
        O conhecimento escolar é o vinculo por meio do qual liga a vida em sociedade. Permite perceber as estratégia  e batalhas cotidianas na luta pela sobrevivencia do ser, diante de tantas desigualdades politicas e sociais, de uma cultura  que diferencia a sociedade entre o bem e o mal. Porem despertar o interesse dos educandos para essa pratica, não é fácil. A sociedade cobra deveres e se omite  aos direitos de c idadão. A familia  que deve ser a primeira instrutora, prefere deixar seus filhos a merse da sociedade.
          Assim a escola fica com toda a carga de educar, ensinar, cuidar, itegrar o aluno na   sociedade, tendo que arcar com a responsabilidade de não excluir, sendo que todos os demais o fazem. Cabe a escola seguir regras, curriculos, cumprir metas e desenvolver ações que salve os educando e transforme  os a seres que de lucros na sociedade capitalista e servil.
Muitos são os desafios no campo da avaliação que vivenciamos no  dia a dia da escola, entre eles discutimos sobre as diversidades  de alunos que  temos na escola, provindos de diferentes culturas, contextos sociais e econômicos que acabam dificultando o trabalho de avaliação , já que trabalhamos com salas de aula com  número grande de alunos . Outro problema que  debatemos  é referente a grande rotatividade de professores que ocorre no decorrer do ano letivo que o   pode comprometer  a qualidade  e  o ritmo da aprendizagem. Temos como concepção  que a   avaliação  é diagnóstica  , formativa, com a função básica  de observar, mediar e interagir de maneira sistemática  global e individualizada.
          A avaliação é uma prática intrínseca no processo de ensino e aprendizagem, contínua,  cumulativa e processual devendo refletir o desenvolvimento global do aluno, considerando as características individuais deste no  conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. A avaliação é realizada em função dos conteúdos, utilizando  métodos e instrumentos diversificados como, provas, trabalhos, pesquisas, seminários , debates, participação do aluno nas aulas, coerentes com as finalidades e concepções educativas. No final do ano letivo reúne-se o conselho de classe para definir a situação individual dos alunos.
         Quanto ao rendimento das avaliações externa percebe-se que houve melhoras na nossa escola  quanto as médias atingidas , estas são analisadas  nos encontros pedagógicos onde juntos traçamos metas coletivas   para  melhorar os resultados e consequentemente a aprendizagem de nossos alunos. As avaliações externas tem servido de parâmetro para um repensar sobre nossa prática docente, fazemos reflexões  dos resultados objetivando melhoras  no processo. No decorrer do ano letivo ofertamos aos alunos simulados, questões  do ENEM, dialogo e orientações para os alunos, estes   a maioria demonstram preocupações e interesse na  busca de informações e conhecimentos. Por parte dos professores há uma preocupação e empenho quanto as matrizes de referência do ENEM, procurando ofertar ao aluno esclarecimentos e adequações com objetivo de diminuir as dificuldades.