COLÉGIO OLIVO FRACARO - CASCAVEL
REFLEXÃO E AÇÃO: Caderno III – O Currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral. I. Que relações existem entre o que eu ensino e o mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia da Cultura? Na disciplina de História consigo abordar de uma forma interessante as relações de poder, de trabalho, econômicas e de gênero, quando buscamos na história a questão do trabalho como transformação do espaço e da realidade, concomitante surge a questão do poder e a luta pela autonomia. Etnia e gênero é algo que historicamente vem sendo usado para domínio de povos, uns sobre os outros em detrimento da desvalorização dos mesmos. Valorizar a contribuição cultural das diferentes etnias permite olhar para as diversidades com outra perspectiva construindo novos conhecimentos. II. As Diretrizes Curriculares do Ensino Médio propõe o trabalho observando as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como fundamentação teórica e prática para a formação integral. O que leva a uma certa apreensão é como envolver as 4 áreas de conhecimento: linguagem, matemática, ciências humanas e ciências da natureza, despertando o interesse, o gosto pela investigação desenvolvendo a autonomia moral, ética e estética. III. Que relações você estabelece entre essas finalidades e o que é praticado nas escolas, considerando sua experiência como aluno e como professor? A disciplina de História propicia a investigação e a busca pelo conhecimento, uma vez que podemos levar o aluno a se sentir parte integrante do processo histórico. Valorizando a sua história, a sua comunidade, fazendo parte do contexto maior, acredito que estamos estimulando o interesse pela busca de novos conhecimentos e até mesmo da sociabilização. Quando a pessoa se sente valorizado passa a se motivar muito mais para novas conquistas. A autonomia intelectual é fortalecida pela pesquisa e investigação, porém percebo que muitas vezes esse processo é prejudicado pelo fato da maioria dos alunos serem trabalhadores e disponibilizarem pouco tempo para estudos. Outras dificuldades encontradas em executar os princípios, são: defasagem de conteúdo, adequação da tecnologia, salas superlotadas, porte das escolas não adequados, entre outros. IV. Proposta curricular da escola apresenta pouca flexibilidade em relação a mudança de conteúdos, porém permite o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar dos conteúdos, fazendo adaptações. Cabe ao professor desenvolver atividades diferenciadas e buscar informações que permitam um trabalho que envolva os alunos e apresentem resultados voltados a formação social do destes.