QUESTOES TEMÁTICA III - CURRÍCULO
NRE - FOZ DO IGUAÇU
MUNICIPIO - MEDIANEIRA
COLÉGIO - JOÃO MANOEL MONDRONE
GRUPO: ANGELA SLONGO, EMERSON MARQUES, EMA LUIZA PIASSON, FLAVIANO OPARACZ, DILEUSA CAMARGO, IVANETE MORAS MARIM, DIEGO ROSSI, DARLAN CHIAMULERA, FRANCIELLI VIECELLI DELLA BETTA,
QUESTOES TEMÁTICA III
A-“Que relações existem entre o que eu ensino e o mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia da cultura?”
No caso das matérias específicas do curso técnico em administração, o conjunto conforme nomeado, é inteiramente trabalhado todo momento, sendo com pesquisas, estudos de caso, pois na construção do saber, temos que discutir com os próprios alunos algumas experiências deles no dia a dia, isso torna as aulas produtivas, agregando assim a teoria e a prática. Logicamente que muitas vezes são opiniões ainda imaturas, arrogantes, mas os diversos tipos de tempos (encontrados na família, escola, trabalho, sociedade) criando uma consciência social a esses alunos, e com o passar dos anos eles se mostram cada vez mais maduros e tranquilos para intervir na sociedade. Pensar em agregar o currículo com o trabalho ainda é um desafio para o Brasil, para nossa educação, pois muitos têm o trabalho como ponto principal em sua vida, deixando o conhecimento historicamente produzido, em segundo plano.
B- Na discussão entre o grupo de professores sobre o currículo as proposições que mais geraram debate e consequentemente esclarecimento de que “o planejamento curricular não se resume a uma tarefa meramente técnica, neutra, mas é a ação eminentemente política, de responsabilidade de todos os envolvidos: educadores, governo e sociedade.”
Para que haja mudanças o professor precisa de ajuda na travessia da nova proposta. Não se joga fora os saberes construídos ao longo dos anos, aprimorá-los, discuti-los e melhorá-los.Ninguém muda sozinho. Muda-se em comunhão.
Na discussão sobre Currículo Oculto chegamos a conclusão de que são normas e valores passados do professor para o aluno de uma forma contida numa proposição sem estar expresso em termos precisos.
Discutiram-se ainda as distinções da organização curricular entre as DCE-Paraná e DCENEM-Nacional. Nas primeiras vimos que sua organização dá-se por disciplinas e as nacionais são por áreas de conhecimento. Os pressupostos da integração das DCE do Paraná dão-se por diálogo interdisciplinar e as DCN por eixo de integração,ou seja, os quatro eixos: Cultura, ciência, tecnologia e trabalho.
B) Que relações você estabelece entre essas “finalidades” e o que é praticado nas escolas, considerando sua experiência como aluno e como professor?
Refletir: essas finalidades não são “disciplinares”, mas emergem da contribuição que cada disciplina, cada área, cada experiência vivida dentro e fora da escola oferece no processo formativo ao longo da vida. Em vista dessa consideração, escreva um texto no qual você evidencie as contribuições do que você ensina para o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral de seus alunos.
Prof. Diego [...] Certamente a relação entre estas finalidades e a prática escolar não fazia parte das preocupações da escola pública dos anos 1990, quando eu era estudante. Penso que esta preocupação seja mais recente e motivada, principalmente, pela mudança do perfil dos estudantes que chegam à escola na atualidade.
Minha prática pedagógica na condição de professor de sociologia facilita, a meu ver, a contemplação das finalidades da educação básica. A sociologia ajuda a construir a autonomia intelectual dos alunos ao trabalhar os sujeitos a partir do conceito de cidadania. É neste momento que os alunos começam a sistematizar os conhecimentos referentes à participação na sociedade.
O pensamento crítico aparece, no escopo da sociologia, sempre que o estudante se depara com o pensamento de Max Weber, por exemplo, na ideia de “desencantamento do mundo”. Assim torna-se possível o questionamento dos valores que baseiam a racionalidade em todos os âmbitos da vida social, contribuindo para o gosto pela aprendizagem, pelo que é novo.
O ensino de sociologia me permite uma constante relação com a história, seja na análise dos movimentos sociais, na relação com o conceito de cultura ou mesmo na análise da criação do estado moderno. Esta relação acaba sendo a plataforma para que o aluno domine conhecimentos básicos nas áreas de filosofia, geografia, línguas e arte.
O estudo das diferentes culturas acaba favorecendo a socialização dos estudantes, combatendo a ideia de etnocentrismo, que está na base de muitas manifestações de preconceito de discriminação.
Prof. Francielli [...] Na minha experiência em sala de aula, é aplicada muito pouca pesquisa, pois a realidade de meus alunos não é fácil, eles trabalham o dia inteiro e estudam a noite, a pesquisa fica um pouco de lado em função do pouco tempo que eles tem para se dedicar a pesquisa, essa busca do conhecimento mais avançado é feito muito pouco pelos alunos do período da noite, tenho que trazer prontos os conteúdos.
Na questão da moral é aplicado sempre que surge uma oportunidade em sala de aula, como sou professora de disciplinas especificas trabalho o que é referente à minha.
C) 1. Faça a leitura da proposta curricular da sua escola e do componente curricular em que você atua presente nessa proposta.
2. Organize uma roda de diálogo com os jovens alunos da escola e com seus colegas professores; – sobre o currículo da escola; sobre o currículo vivido por estes alunos; sobre o sentido do conhecimento escolar, das experiências vividas mediadas por esse conhecimento e sobre a necessidade de outros conhecimentos e abordagens; conduza de modo a fazer emergir propostas, sugestões de outros encaminhamentos para o currículo, para as disciplinas e para outros arranjos curriculares, considerando as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia.
Os professores numa roda de diálogo organizaram com suas turmas, Ensino Médio, Ensino Profissional em ADM Integrado e Integrado em Informática, questões referentes ao currículo e nas discussões chegaram a conclusão de que mudanças devem ocorrer e que para mudar a escola é preciso mudar a metodologia, carga horária, ênfase maior para algumas disciplinas.
Em relação às turmas do curso técnico em administração, a conclusão que se chegou, foi de que a turma, de uma forma geral, considera que o curso atendeu em boa parte as suas expectativas (tanto formação humana como técnica), atribuindo uma nota média de 7,0 para o curso.
Em relação às disciplinas a turma considera que deveriam haver algumas alterações como a exclusão da disciplina de arte, redução da carga horária das disciplinas de :
a) Informática;
b) Sociologia;
c) Filosofia;
As disciplinas que a turma considera que deveriam ter a sua carga horária aumentada
são:
a) Português;
b) Matemática;
c) Geografia;
d) História;
e) Química;
f) Biologia.
OBSERVAÇÕES:
a) Turma muito focada no vestibular ( desejam mais disciplinas do núcleo comum no 4º ano );
b) Consideram que durante o curso tiveram professores muito bons mas alguns professores despreparados em disciplinas que são importantes para o vestibular / Enem, especialmente nas formas de como trabalhar os conteúdos em sala;
c) A grande maioria dos professores, segundo a turma, apresentam as ementas e os objetivos das suas disciplinas;
d) Consideram que a grade curricular do curso está adequada mas a carga horária de algumas disciplinas, especialmente do núcleo comum, deveriam ser alteradas;
Em relação ao curso técnico em Informática, com os resultados das discussões realizadas nas turmas, chegou-se a conclusão que eles pedem maior relação entre as matérias especificas do curso. Reclamam que as disciplinas que possuem conteúdos relacionados entre si não acontecem de maneira simultânea na grade.
As turmas sugerem o aumento de carga horária do curso, possivelmente com aulas aos sábados. Julgam que o curso deve preparar para os vestibulares e o ENEM, sem perder a especificidade da formação para o mercado de trabalho. Sugerem que o curso seja integral ( em dois turnos ).
Na análise de carga horária e sua distribuição em series, perceberam que a disciplina de Matemática contempla duas aulas semanais na 4ª serie. No entanto, relatam que estas aulas não acontecem de fato.
Em casos de professores que possuem mais de uma disciplina da área especifica, sugerem que fique mais claro qual a carga horária de cada disciplina, uma vez que, no horário, aparece apenas o nome do professor e não referente à disciplina que ele trabalha. Se sentem perdidos neste ponto.
Sugere a criação de uma disciplina de TCC, que sirva de apoio para a apresentação dos trabalhos de conclusão do curso.
Em relação às turmas do ensino médio, segue abaixo a sistematização das discussões realizadas em forma de tabelas e gráficos.
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