Pacto do Ensino Médio – O Currículo do EM - Questionário
01) O que vocês aprendem na escola ou nas disciplinas vocês conseguem aplicar em seu dia-a-dia?
R: - Os conhecimentos matemáticos, físicos são utilizados no trabalho; no convívio social, o conhecimento de Português também é importante para a comunicação.
02) O que vocês julgam que tornaria mais fácil o entendimento das disciplinas?
R: - Menos teoria e mais prática; passeios, cinema, trazer conhecimentos significativos para a aula, por exemplo, trabalhar com elementos/ materiais presentes nas vidas dos alunos: detergente, água, óleo, etc..; maior participação dos alunos nas aulas enquanto elas estão acontecendo, dinâmicas, gincanas, etc.; maneiras diferentes de se apresentar os trabalhos solicitados pelos professores; conhecimentos básicos sobre alimentação, ou doenças podem mudar o comportamento das pessoas, dos alunos e tornar a aula mais interessante; o aluno também poderia trazer sugestões de temas para a aula ou sua metodologia de ensino, como outros temas, assuntos a serem trabalhados em sala de aula; o conhecimento da matemática financeira é conhecido por alguns, mas é julgado necessário pelos alunos.
03) Por que vir à escola?
R: - Para aprender o que eu não sei, para se preparar melhor para a vida, para ter melhores conhecimentos , para seguir a carreira que se quer e não a que os pais ou alguém planejou.
04) O que você busca além do que é ensinado na escola?
R: - Contabilidade, Informática, Design, etc...
05) Qual a utilidade do currículo?
R: - Os alunos questionaram a necessidade de matérias como Química, Física, História e Filosofia. Concluíram que Inglês e Matemática deveriam ter um número maior de aulas, pois são disciplinas que carregam conteúdos que são mais utilizados no dia-a-dia do trabalho e relacionamentos. Os alunos pedem mais atividades extracurriculares como teatro, música, dança passeios (visitas) técnicas, palestras. Enfim, atividades que preparem os alunos para o mundo do trabalho e que sejam lúdicas, tornando o ambiente escolar mais atrativo para os alunos.
06) Como poderia ser melhorada a metodologia no ensino das disciplinas?
R: - Os alunos pediram mudanças no que tange à metodologia de ensino das disciplinas como: debates, provas diferencias, aulas dinâmicas que saiam do lugar comum – sala de aula e aulas expositivas, etc.
07) De que maneira o currículo poderia ser melhorado de forma que atenda as expectativas e as exigências atuais do mundo moderno?
R: - Os alunos questionam a quantidade de disciplinas, acreditam que uma mudança no currículo que se faz necessária é a diminuição no número de disciplinas, uma carga muito pesada de estudos e sem muito sentido para a aplicação na vida de trabalho, pois muitos não pensam em continuar os estudos. Alguns acreditam que o ensino em blocos é uma solução para esse problema, ou seja, a quantidade de aulas.
08) Como as aulas poderiam atrair mais o alunos, serem mais dinâmicas ou criativas?
R: - Os alunos anseiam por semanas culturais, semanas esportivas, atividades que os tirem da sala de aula, lugar comum. Eles desejam que os relacionamentos sejam ou devam ser fortalecidos nesses momentos. A atratividade do colégio passa por questões desse tipo. O currículo de verá ser único para a Federação, mas as adaptações regionais serão inevitáveis.
Professores: Daniel, Fernando, Kimura, Simoni, Silvia, Marlene, Silmara, Eli, Nelson.