Quem são os sujeitos que fazem parte da escola

 

Colégio Estadual de Marmeleiro EFM

Atividade de Reflexão ação referente ao caderno 1

Orientadora de estudos: Lúcia Clair Flach Pasquali

professores cursistas; Albino Muller, Andriele Toller , Carmélia Roque Pacheco, Celso Pedro Scolari, Cristiana Maria Menegazzo Canton, Darci Baldo, Gema de Fátima Zambilo, Jania Scherer, Joelma Luisa Schweig, José Luiz de Quadros, Maribel Colognese, Nivaldo Amaral, Rene Duguai de Liz, Rosangela Aparecida Prestes Silva, Sirlene Scolari Pontes, Valdirene Hackbarth Gaiovicz.

Os sujeitos que fazem parte da escola

A reflexão sobre os sujeitos que fazem parte da escola e que devem ser o tema central do trabalho realizado, se torna imprescindível na atual realidade assumida pela entidade e seus profissionais. É necessário, então, conhecer e reconhecer tais sujeitos, alunos do ensino médio, porque trazem imagens sociais, identidades de classes, raça, etnias, gênero, cultura, território, campo, cidade, periferia que influenciam no ambiente escolar e na aprendizagem.
Nesta perspectiva o ordenamento curricular da escola não pode ser neutro, é condicionado por essa pluralidade de imagens que nos chegam de fora. Toda tentativa de reordenamento curricular exige rever essas imagens dos educandos que fazem parte da nossa escola.
Dessa forma a escola e sua organização curricular devem estar de acordo com a realidade dos seus alunos e repensar sua organização em prol dos sujeitos reais e com direito ao conhecimento.
Isto posto, no intuito de melhor conhecer os sujeitos/alunos do ensino médio, os professores participantes do curso Pacto Pelo Fortalecimento do Ensino Médio, do Colégio Estadual de Marmeleiro realizaram pesquisa econômica sócio cultural e educacional para conhecer quem é o aluno que faz parte da escola, em que realidade vive, quais dificuldades enfrenta no cotidiano e  para continuar seus estudos.
Sabemos que a necessidade de uma inserção precoce no mercado de trabalho, muitas vezes, atrapalha e desestimula a continuidade dos estudos, aumentando a evasão e reprovação escolar em determinados grupos sociais.
Neste sentido a pesquisa realizada demonstrou que os jovens que trabalham, além da carga normal, afastam-se dos bancos escolares porque necessitam contribuir com seu salário. (A família e o aluno possui um ganho mensal) de 1 a 3 salários mínimos sendo  isso mais presente no período noturno, onde 90% dos alunos são trabalhadores, já no período da manhã e tarde a taxa chega a apenas 30% que estudam em um turno e trabalham em outro.
Somado a esse quesito, segundo a pesquisa, metade das famílias é composta em média por 4 pessoas, e muitas vezes o aluno é o único  responsável pelo sustento da família,  agravando ainda mais o sustento familiar.Isso dificulta o acesso à educação e cursos extracurriculares,que viabilizam postos de trabalho melhor remunerado e participação social.
A maioria dos alunos pesquisados considera a escola como essencial para a melhoria de vida e acesso aos bens culturais, emprego e vida digna, mas se consideram pessoas imediatistas quando se sentem satisfeitos hoje com o salário que recebem, pois o mesmo supre às necessidades básicas do momento, roupas aparelhos eletrônicos e festas, muitos contribuem no orçamento familiar, e não relutam muito em optar pelo emprego em detrimento da educação.
Percebemos através da pesquisa que a escola possui distorção idade - série, mas a mesma não está tão presente no ensino médio, provavelmente se encontra mais no ensino fundamental, onde se encontram muitos alunos matriculados que deveriam estar no ensino médio.
Com relação ao estado civil, 95% dos alunos são solteiros, e pretendem ter sua família no tempo certo, assim sendo 90% residem com os pais em imóvel próprio e 10% com parentes. Os meios de transporte utilizado para a locomoção é de 90% de carros  da família, ônibus 5% e outros 5%.
Os jovens citaram que os principais meios de comunicação e informação utilizados por eles são: 60% celular e internet, 30% televisão e 10% jornais, revistas, rádio, conversa, sendo que 60% possuem computador com internet e 30% sem internet, 10% não possuem computador. A maioria dos alunos que não possui computador reside na zona rural do município.
Quanto ao uso do computador 70% dizem utilizar o mesmo para o lazer, estudo e trabalho, alguns utilizam apenas para o lazer e outros não utilizam.
Dos 474 alunos do ensino médio matriculados no colégio 130 residem na zona rural e 344 na zona urbana. O período vespertino é o turno que possui mais alunos provenientes da zona rural.
Quanto ao grau de instrução dos pais dos alunos, constata-se que a maioria possui apenas o 1º grau completo, sendo que 20% possuem o 2º grau e poucos  o terceiro grau, contando com  pequeno número de analfabetos.
Percebe-se que as mulheres possuem maior formação que os homens.
Somado a este quesito constata-se que 40% dos alunos dizem ler de 1 a 2 livros por ano, 40% lêem de 3 a 5 livros e 10% mais de 6 livros. Ainda 10% não lêem nenhum livro.
Os alunos possuem como perspectiva para o futuro: 60% o ingresso na universidade, 30% em cursos profissionalizantes e 10% pretendem apenas trabalhar.
As relações sociais dos jovens acontecem nos múltiplos espaços, sendo que sair com amigos é a preferência de 50% dos jovens seguido por festas e baladas, 20% internet, 15%, leitura 5% e estudar 5%.
Percebemos que conhecer os alunos sujeitos que frequentam a escola deve fazer parte da sua organização pedagógica  e de estrutura física para a implementação de uma educação que permita que os jovens tenham acesso a escola e nela permaneçam com sucesso e ampliem seu mundo simbólico e vivencial que contribuem para que enfrentem os desafios que a vida lhes colocar.