Preocupados em entender a população discente que frequenta o Ensino Médio do Colégio Avelino Antonio Vieira, localizado na periferia de Curitiba, no Paraná, alguns professores do colégio realizaram pesquisas em sala de aula, apresentaram e discutiram o vídeo (1ª parte do Vídeo realizado na Convençaõ de Tutores - 2013 pelo Prof.º Dr.Cesar Nunes), cujos objetivos era identificar a influencia dos laços familiares na estrutura emocional e cognitiva deles; verificar o valor dado aos estudos e o papel dos pais e professores na aquisição do conhecimento; as influencias para a formação dos valores morais destes jovens; suas necessidades e espectativas em relação ao curso, ao trabalho e ao projeto de vida futura. 178 alunos de um universo de 501 participaram da pesquisa. O texto coletivo que aborda e comenta integralmente o conteúdo da pesquisa será postado em nome de todos os participantes. Entretanto, o que chamou mais atenção nesta pesquisa foi o percentual de jovens, 60%, que afirmaram serem bem resolvidos emocionalmente e apegados a família; serem os mais coidadosos, protegidos e vigiados pelos pais. Afirmam serem seletivos e criteriosos; sabem o querem e tem opinião definida sobre tudo; São superdigitais e são os que mais leem. Disseram ter uma formação mais amla, onde seus pais valorizam muito os estudos. Procuram informações com professores e em jornais, livros e revistas. Por outro lado, há um outro grupo, 25%, que são mais desapegados dos pais, mais independentes e corajosos. São os individualistas, os desconfiados, os do "contra", os críticos. Confiam em quem tem conhecimento e estão atentos a novidades, na Web e rede sociais, dão valor aos estudos mas, são os que menos leem e engrossam as fileiras dos indecisos quanto ao que escolher para ser no futuro. Em contrapartida, há uma minoria de 15% que responderam serem os mais distantes dos pais. São desapegados e, por isso, os mais carentes de afeto. Respeitam as ordens. São os mais sensíveis, assustados, influenciáveis. Tem muito medo de reprovarem na escola apesar de gostarem de estudar. Sonham mais com carreiras artísticas, espotivas que com carreiras tradicionais.
No quesito TRABALHO 49% deles que responderam que trabalham por necessidade para ajudarem no orçamento familiar e 48%, ganham só para si, gasto pessoal.
Quando perguntado sobre que conceito eles possuíam sobre o Ensino Médio, 38% o consideraram FRACO. e justificaram que o curso não oferece um referencial para que o estudante possa realizar suas escolhas futuras, tanto em relação ao mercado de trabalho como ao Ensino Superior
Prof. Roberto Carlos Klainubing