Que tal assistir essa semana filmes sobre o período da ditadura militar?

O evento com entrada gratuita ocorrerá na Cinemateca Paulo Amorim e é uma oportunidade para relembrar e mostrar sobretudo para os jovens as experiencias e lutas daqueles que viveram o período da Ditadura Militar no período pós 1960. É possível trazer a partir dos filmes questões importantes que envolveram a luta pela democracia no Brasil, fazendo um resgate histórico dos principais acontecimentos políticos, economicos e sociais que marcaram o período.

A mostra "Cinema pela Verdade" tem uma programação variada com filmes de curta e longa duração.

Com certeza, os documentários escolhidos, trarão reflexões importantes sobre esse período em nosso País. Como indica a reportagem do ZH:

"De terça a domingo, seis documentários recentes abordarão os anos de chumbo.

Entre esta terça-feira e domingo, sempre às 19h30min, a Cinemateca Paulo Amorim apresenta a mostra Cinema pela Verdade, com seis filmes sobre o período da ditadura militar no Brasil. A cada dia, um título diferente será exibido na Sala Norberto Lubisco (da Casa de Cultura Mario Quintana), com entrada franca.

O filme desta terça, que abre a programação, é o único curta da grade: O Fim do Esquecimento (de Renato Tapajós, 2013), um documentário com personagens que participaram do Tribunal de Tiradentes ou se destacaram na luta pelos direitos humanos durante o período.

Nesta quarta, será possível assistir à estreia da atriz portuguesa Maria de Medeiros na direção. Em Repare Bem (2012), ela narra a história de Denise Crispim, que, grávida, sofreu perseguição e tortura e conseguiu sobreviver à violência oficial exilando-se no Chile.

Outros destaques são os longas-metragens Os Advogados Contra a Ditadura e Militares da Democracia, ambos lançados em 2014 pelo diretor Silvio Tendler – o primeiro, programado para quinta-feira, e o segundo, para domingo.

A mostra é uma iniciativa do grupo de pesquisa Constitucionalismo e Justiça de Transição na América Latina, da Faculdade de Direito da UFRGS. Todos os títulos integram o acervo do projeto Marcas da Memória, da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

Confira a programação:

Terça-feira, às 19h30min:
O Fim do Esquecimento, de Renato Tapajós (24min.)
> O filme procura personagens que participaram do Tribunal de Tiradentes e outros que se destacaram na luta pelos direitos humanos, para retomar a questão da Doutrina de Segurança Nacional, depois de três décadas.

Quarta-feira, às 19h30min:
Repare Bem, de Maria de Medeiros (105min.)
> A brasileira Denise Crispim lembra da perseguição e tortura à sua família. Grávida, ela conseguiu sobreviver depois de conseguir asilo no Chile.

Quinta-feira, às 19h30min:
Os Advogados Contra a Ditadura: por uma Questão de Justiça, de Silvio Tendler (130min.)
> Em meio às torturas e mortes no período de 1964 e 1985, os advogados que buscavam justiça e a defesa dos direitos confrontavam-se com a repressão, ameaças e restrições de liberdades.

Sexta-feira, às 19h30min:
Duas Histórias, de Angela Zoé (52min.)
> O filme cruza as histórias de Irle Carvalho, militante brasileira que foge para o Chile com o filho Daniel, e de Marco Antônio Meyer, estudante que é preso e depois trocado por um embaixador alemão.

Sábado, às 19h30min:
Ainda Hoje Existem Perseguidos Políticos, direção coletiva da ONG Acesso (54min.)
> O filme discute a ausência de uma efetiva transição democrática no Brasil pós-golpe de 1964.

Domingo, às 19h30min:
Militares da Democracia, de Silvio Tendler (100min.)
> O filme reúne militaers que se mantiveram fiéis à constituição brasileira e colocaram-se contrários às ordens dos generais rebelados".