“Que relações existem entre o que eu ensino e o mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia da cultura?”

O desenvolvimento curricular das disciplinas escolares é estipulado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, estabelecendo as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como base da proposta e do desenvolvimento dos conteúdos considerados indispensáveis para o desenvolvimento intelectual dos estudantes. Visando que encontre no âmbito escolar a base para o ingresso no mercado de trabalho, apresentando os requisitos básicos exigidos para o bom desempenho de sua profissão. Considerando que este mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, deve-se promover a criatividade e a interdisciplinaridade, para que nossos estudantes tenham um diferencial para um futuro e carreira mais promissores.

Contemplando os objetivos da finalidade da educação básica, é necessário trabalhar os conhecimentos científicos de cada disciplina conforme a realidade social e cultural de cada aluno, adaptando o currículo escolar de acordo com a identidade da escola. Sendo que o professor deve conhecer o Plano Político Pedagógico da Escola – PPP, que reflete as características da comunidade escolar, e articular com o rol de conteúdos a serem trabalhados.

Com base na apropriação da Proposta Pedagógica Curricular o professor vai elaborar o seu Plano de Trabalho Docente, estipulando quais os conteúdos científicos mais relevantes e adequados a serem trabalhados com o conjunto de alunos que freqüentam determinada escola. Os conteúdos devem ser abordados em uma linguagem acessível à compreensão dos educandos e que o mesmo possa fazer a relação com o cotidiano adquirindo sentido e importância para ele. Sendo que estes devem ser coerentes com o capital cultural prévio dos alunos, e com os anseios dos mesmos, especialmente no Ensino Médio, porta de entrada para o mercado de trabalho. O professor também deve levar em consideração o perfil diferenciado que os alunos do Ensino Médio apresentam quando estudam no período diurno e no noturno, onde muitos dos alunos já estão trabalhando, e tem necessidades e anseios diferentes.

Para a disciplina de Geografia também devem ser consideradas as especificidades de cada aluno para o melhor desempenho dos mesmos. A partir da apropriação dos conteúdos científicos é que poderemos evoluir do senso comum e desenvolver o senso crítico dos alunos. Dessa forma a Geografia faz uma tradução do espaço geográfico, retratando as relações da sociedade e dessa sociedade com a natureza. No desenvolvimento dos conteúdos da disciplina, são retratadas as alterações que ocorrem nas relações sociais em períodos distintos, assim como o reflexo dessa sociedade sobre a natureza, explorando-a conforme as necessidades que apresenta no momento. A partir da realização do trabalho humano, o espaço geográfico é constantemente produzido e reproduzido, sendo que essas alterações são cada vez mais intensas. Considerando o atual meio técnico-científico-informacional, dispomos de mais ferramentas que aceleram a transformação, contribuindo para a produção e circulação de mercadorias e informações, em um tempo cada vez menor.

A atualização dos conteúdos trabalhados na disciplina deve ser feita considerando as alterações da sociedade em diferentes períodos e contexto da realidade local. A escola não pode ignorar a constante evolução da sociedade, por isso o currículo deve estar em contínua elaboração e adaptação para poder contribuir com o desenvolvimento da autonomia intelectual dos alunos. É dever de cada professor fazer a conexão dos conteúdos trabalhados em suas disciplinas, buscando a significância para a vida de cada aluno do Ensino Médio que está se inserindo no mercado de trabalho, demonstrando como e onde os conhecimentos científicos são inseridos na vivência e na prática, sempre que possível com interdisciplinaridade, para consolidar o aprendizado. Formando cidadãos críticos e com potencial de articular o trabalho, a ciência e a tecnologia, contribuindo para sua formação através de cada experiência vivida, dentro e fora da sala de aula, relacionando os conhecimentos científicos em suas ações cotidianas e ampliando o horizonte intelectual. Os nossos alunos são como pedras preciosas em estado bruto, que necessitam ser polidas com conhecimento para adquirirem brilho máximo.