As quatro formas que configuram o oferecimento de Ensino Médio no país

Dentro da reconstrução histórica apresentada, vejo que, das quatro formas que configuram o oferecimento de Ensino Médio no país que são: a Regular, a Normal/Magistério, a Integrada à Educação Profissional (Integrado) e a EM de Educação de Jovens e Adultos (EJA), a que mais se sobressai é a Integrada à Educação Profissional (Integrado) ofertada pelas Instituições Federais. Ao meu ver são destaque no nosso país, pois só ingressa no curso, quem realmente quer levar os estudos a sério, pois o ingresso acontece através de concurso público anual e é permitido preferencialmente aos alunos que acabaram de concluir o Ensino Fundamental. Os alunos na sua maioria estão em idade correspondente e apresentam um maior interesse pelo curso, sendo assim a evasão é menor. Em relação a modalidade Normal/Magistério, acredito que deveria ter mais rigor na seleção, pois muitos alunos “tomam” a vaga de outros alunos que realmente se identificam com o curso e vão desistindo no decorrer dos quatro anos de estudo e acabam concluindo na oferta Regular de Ensino, sem contar que a maioria que conclui os estudos na presente modalidade não quer seguir a carreira de docente. E para finalizar, em relação ao oferecimento de ensino Médio na forma Regular, ao meu ver é o que mais necessita de atenção no nosso país. A maioria dos alunos, estão totalmente desinteressados pelos estudos, ou melhor dizendo pela forma como os estudos estão sendo ofertados. Nossas escolas não tem uma infraestrutura adequada, tanto no que diz respeito à dimensão dos espaços disponíveis, como às condições de iluminação, climatização, áreas de circulação, e os demais espaços necessários ao bom funcionamento das mesmas e nem profissionais altamente qualificados para trabalhar com a clientela em questão.