CEEBJA PROF. ORIDES B. GUERRA – FOZ DO IGUAÇU - PARANÁ
Alayde Nicoletti Teixeira
Fábio Vicente
Fabiola Regina de Araujo Alves
Francisco de Assis Onorio
Geneci Ribeiro Padilha
Ilze Barthel Ronconi
Malgarete Terezinha Acunha Linhares
Nereida Willian Peter Braz
Stella Maris Ramos
Tânia Maria Migliorança
Terezinha F. Serra Martins
QUALIDADE VIDA
A temática relevante para a realidade do CEEBJA é o tema Qualidade Vida. A abordagem escolhida é da problematização da realidade.
Segundo nossas observações, a obesidade tem aumentado consideravel-mente nos últimos anos, e sabe-se que este fato contribui para que posterioriormente as crianças e adolescentes tornem-se adultos obesos e desenvolvam fatores de riscos que levam a aquisição de doenças crônicas como diabete e hi-pertensão, além dos distúrbios psicossociais, especialmente pelos padrões de beleza exibidos na mídia.
Dois fatores contribuem para a obesidade: a genética e a influência recebida da esfera social. A ausência de uma alimentação equilibrada, de atividades físicas adequadas é um dos fatores que mais cooperam para esta estatística.
A papel da escola não é apenas propiciar uma teoria de uma boa alimen-tação, mas sim transformar esta teoria em prática para que o educando desenvolva o costume de alimentar-se bem, pois não adianta falarmos durante uma aula sobre a importância das frutas e dos vegetais e na hora do intervalo proporcionar frituras, doces ou outras guloseimas.
Como professores, devemos orientar este processo, demonstrando os males que a obesidade pode causar na vida dos estudantes, começando pelo trabalho da autoestima com as crianças que já estão acima do peso, e com os demais para que respeitem aqueles que possuem este transtorno alimentar, e após levar conhecimento sobre os valores nutricionais dos alimentos e de como é possível, dentro de suas limitações alimentares adequar hábitos saudáveis em sua alimentação diária.
Todas disciplinas do Ensino Médio estão envolvidas: Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física, Biologia, Física, Química, Sociologia, Inglês, Arte e Filosofia.
As atividades desenvolvidas serão as seguintes:
- análise de rótulos nutricionais dos alimentos, visto que a rotulagem nutricional é um fator chave para que os consumidores façam escolhas alimentares mais
adequadas, as ações de formulação de estratégias para a promoção da educação para o consumo visam elaborar e disponibilizar instrumentos adequados à promoção da alimentação saudável mediante o auxílio da rotulagem nutricional;
- os alunos passarão pelo exame biométrico aplicado pelo professor na sala de aula;
- trabalhar um conjunto de fatores que devem existir para uma vida melhor. Iniciar com o cálculo do índice de massa corporal (IMC) que é atualmente utilizado como padrão Internacional para classificação de sobrepeso e obesidade, sendo estes, fatores de risco para doença arterial coronariana, hipertensão arterial, diabetes melittus e outras patologias de grande preocupação para a Saúde Pública.
- pesquisar no laboratório de informática o site http://como-emagrecer.com/calculo-de-imc.html
- palestra com uma nutricionista sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis, visando desmistificar a ideia que para que isso aconteça há necessidade de alimentos especiais, fazer com que os alunos percebam que o importante é saber quantificar e qualificar seu cardápio diário.
- trabalhar a pirâmide alimentar;
- pesquisar sobre o que é Bulemia e Anorexia.
- pesquisar sobre a influência da mídia nos padrões de beleza que levam a anorexia ou a bulemia.
- pesquisar a evolução histórica da alimentação nas cidades;
- cada aluno deve relacionar os itens de sua alimentação diária, e com a ajuda do professor e das pesquisas realizadas, propor uma reorganização alimentar visando proporcionar uma alimentação balanceada e correta;
- produção de cartazes, apresentações e vídeos;
- publicação do material nas mídias sociais;
- elaboração de campanha de qualidade de vida, com informações sobre o valor nutricional dos alimentos e como deve ser uma alimentação saudável.
As atividades propostas serão desenvolvidas em cinco semanas, a prin-cípio, pelo alunos, professores e funcionários do CEEBJA, para que apresente-mos um bom desenvolvimento do esboço do projeto.
Como trabalhamos com a Modalidade de Jovens e Adultos, este projeto visa mudanças de hábitos alimentares nos adolescentes e adultos que frequentam nossa escola visando transformá-los em agentes sociais na disseminação destes valores.
Referência:
Fonte: http://www.webartigos.com/articles/4718/1/A-Obesidade-Infantil-Nas-Escolas/ pagina1.html#ixzz1JE8e259
http://vsites.unb.br/fs/opsan/documentos/lei_de_promocao_da_alimentacao_...