Qual e o modelo de escola ideal?

A história da educação brasileira sempre foi pautada conhecimento técnico, fragmentado em níveis em testes promoviam os estudantes ao nível seguinte. O acesso era quase que exclusivo aos homens e ricos em escolas elitizadas e nos grandes centros somente. No decorrer dos governos e acontecimentos históricos o modelo educacional se molda com o interesse do governo e contexto político, esquecendo de aproximar os interessados da construção do modelo mais adequado. No texto percebe-se nitidamente que os planos educacionais são construídos sem critérios relevantes para o avanço de educação e sim somente para o trabalho. Neste contexto percebo que aliar o trabalho com conhecimento geral continua sendo o desafio e objetivo.