Trabalho realizado pelas professoras do Colégio Estadual Rocha Pombo - Morretes, litoral do Paraná
Daiana Dal'Negro de Oliveira
Maria Alice Mansur Smaka
Paula Célia Lirani
Renata Karine Wistuba
Nos dias de hoje, o que fica evidenciado dentro das finalidades da Educação Básica é que nada se consegue trabalhando sozinho, a cooperação é fundamental. Os professores não podem se fechar dentro de sua disciplina sem querer interagir com o "mundo" fora de sua redoma.
O que tem que se levar em conta, acima de qualquer coisa, é o direito que todo cidadão tem de aprender, e por aprender entenda-se não só currículo, mas a capacidade de construir a própria vida, relacionar-se com a família, os amigos e colegas de trabalho. Esse aprendizado, que é essencial para o desenvolvimento do ser humano, se dá sobre tudo pela interação social.
A escola deve valorizar as diferentes habilidades dos alunos e não apenas a lógico-matemática e a linguística, a idéia de que quanto maior for o aprendizado maior será o desenvolvimento não justifica o ensino enciclopédico. O aluno aprende quando as informações fazem sentido para ele. O ideal é partir do que ele domina para ampliar seu conhecimento.
Organizar o ensino com base numa pesquisa socioantropológica feita na comunidade para que os conteúdos a serem ensinados tenham como ponto de partida as vivências coletivas, dar sentido ao trabalho realizado dentro da escola através de aplicabilidade na vida tornando-se assim significativas para todos os estudantes. Para que as diversas inteligências sejam desenvolvidas, o aluno tem de ser mais que um mero executador de tarefas, é preciso que ele seja levado à resolver problemas.
Todos partem do princípio de que é preciso compreender a ação do sujeito no processo de aquisição do conhecimento. É necessário trazer para dentro da escola a família, a qual interaja com os professores e construa um vínculo entre família e escola. O aluno deve ser compreendido através de suas habilidades inatas e isso deve ser valorizado em sala de aula.
Só se constrói uma escola de boa qualidade quando é possível trocar informações entre alunos e professores, e ambos se respeitarem dentro de sua própria individualidade. Saber diferenciar o conhecimento o qual o aluno possui e trabalhar de forma clara dentro da sala de aula, só é possível quando se criar um vínculo de respeito entre ambas as partes. Sabemos que a medida que o conhecimento vai sendo mostrado aos alunos alguns podem desenvolver determinadas habilidades e assim poder trabalhar conforme o seu desenvolvimento.