Proposta de Redesenho Curricular

PACTO NACIONAL DA EDUCAÇÃO – ETAPA 01 – CADERNO 04 - OUTUBRO 2014.
ÁREAS DE CONHECIMENTO E INTEGRAÇÃO CURRICULAR.

REFLEXÃO E AÇÃO
TÍTULO – TEMA: BOMBARDEAMENTO DE HIROSHIMA E NAGAZAKI

Professores: ANDREA MARIA DALLACORTE SIEROTA

ANTONINHA ROSANE RODRIGUES PANAZZOLO
BEATRIZ GARDA DONEDA
CLECI MARIA GUARDA AQUINO
DIONES LOCATELLI FERRARI
ELISABETE SEITZ
KARINE SALETE DAL BOSCO SEITZ
MARIZETE MAFFI
MONICA DE CONTI
MONIZE DA SILVA ROSA
SOELI ZOLIN ZAVACKI
SILVANE DE CONTI
TANIA ZILIOTTO PAVANELO
IRICI STEIN
DAYSE ANNE DALMAGRO MINATO
DAIANI MINUSSI ANTONELLI

ROSANE BATISTA GARDA

PROBLEMÁTICA
Química E Física: quais são os elementos e suas transformações químicas e físicas dos átomos formando as radiações?
Geografia: aspectos geográficos dos países atingidos, área de abrangência, continentes envolvidos e produção de energia nuclear.
História, Sociologia E Filosofia: quais são as principais questões políticas e sociais, causas da Segunda Guerra Mundial e suas interferências nas questões econômicas a nível mundial, dentro do contexto histórico em que está inserido?
Biologia E Ciências: quais os efeitos nocivos no organismo humano e demais seres vivos, tanto momentâneos como hereditários.
Português Inglês, Artes e Educação Física: Observando os momentos históricos, como trabalhar essas disciplinas de uma forma contextualizada fazendo um paralelo entre passado e presente?
Matemática: quais os principais valores referentes a investimentos na segunda guerra mundial representados estatisticamente, bem como a questão da porcentagem de pessoas atingidas pela guerra?

CONTEUDOS
Química E Física: radioatividade.
Geografia: globalização e geopolitica
História, Sociologia E Filosofia: A Segunda Guerra Mundial e seus desdobramentos econômicos, sociais e políticos.
Biologia E Ciências: mutação genética e DNA.
Português, Inglês, Artes e Educação Física: Interpretação e produção de textos, músicas e imagens críticas referentes ao fato.
Matemática: estatística, porcentagem, notação científica.

OBJETIVOS
• Compreender a constituição da matéria e suas transformações químicas e físicas.
• Relacionar os acontecimentos históricos, sociais e econômicos que envolveram países de diferentes continentes no contexto da Segunda Guerra Mundial.
• Observar a abrangência geográfica dos países e continentes envolvidos.
• Analisar e compreender através de informações escritas e visuais sobre os fatos ocorridos.
• Interpretar textos e imagens criticamente com um olhar voltado para o passado e o presente.
• Analisar a sinopse da música com contextos atuais.
• Transferir o conhecimento adquirido para produções escritas.
• Compreender o processo das mutações genéticas, bem como suas consequências no organismo dos seres vivos.
• Interpretar criticamente dados informados através dos gráficos e tabelas.

METODOLOGIA ( ciências humanas)
Textos:
No final de 1939 teve inicio a Segunda Guerra Mundial, o maior conflito armado da historia da humanidade. Seu saldo foi a morte de milhões de pessoas (entre civis e militares), além de outros milhões de feridos, órfãos e refugiados.
No fim da guerra, bombas atômicas foram lançadas sobre as populações de duas cidades.
CAPITÃO AMÉRICA: herói ou vilão?
SOUZA, Nano. Disponível em <HTTP: //WWW.universohq.com/quadrinhos/2003/capitão_americap1.cfm>. Acesso em 21 de outubro de 2008.

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
Como material sensibilizador se utilizará a música Civil War – Guns N’Roses, tendo como intenção maior investigar o conhecimento prévio dos alunos sobre os conflitos mundiais e suas decorrências.
Problematização:
• Qual o tempo que esta sendo representado na música? Contexto histórico a que se refere?
• Qual a intencionalidade da música?
• Relacionar as problemáticas apresentadas na música com os conflitos ocorridos durante a Segunda Guerra Mundial.
O que teria levado os governantes de diversos países a se lançarem nessa guerra?
Em seguida se tem como sugestão a análise dos filmes:
• A Conquista da Honra, direção de Clint Eastewood, que aborda o lado Americano no contexto da Segunda Guerra Mundial.
• Cartas de Iwo Jima, direção de Clint Eastewood, que aborda a visão Japonesa sobre o mesmo conflito.
• Dividir os alunos em dois grupos, de modo que um grupo analise o filme A conquista da Honra. Enquanto o outro grupo faz o mesmo sobre o filme Cartas de Iwo Jima. Posteriormente cada grupo fará apontamentos sobre os mesmos, objetivando assim, compreender que dentro de um mesmo contexto histórico há diferentes visões e interesses.
Como proposta de avaliação solicitar aos alunos a produção de um painel apresentando um mapa mundi que identifique os países e grupos aliados que disputaram a Segunda Guerra Mundial, contemplando imagens, o contexto histórico e uma narrativa sobre o tema Segunda Guerra Mundial. Na narrativa deverá ser abordada suas conclusões, bem como refletir sobre o impacto causado por esse acontecimento e que ainda está presente na atualidade.
          Outra problemática a se pensar são alternativas de como se contrapor à ideologia de buscar nos conflitos a solução para os inúmeros problemas que ocorrem na atualidade.

METODOLOGIA E ENCAMINHAMENTOS (LINGUAGENS)
Mini seminários ou palestras com professores de cada disciplina abordando seu conteúdo específico com aproximadamente 10 minutos cada, buscando problematizar o conteúdo abordado. Após, cada professor encaminhará uma atividade referente à sua disciplina para assim buscar o embasamento teórico.
Nas propostas de produção e interpretação textual, valorizaremos a tomada de posição dos aprendizes, desenvolvendo a consciência da liberdade de opinião. O educando deve sempre tentar descobrir e manifestar seu ponto de vista sobre o tema, estando ciente de que diferentes posicionamentos tem o mesmo valor.
Em relação a leitura, cabe ao educador auxiliar os educandos a construir os sentidos dos textos, por meio de perguntas, levantamento de hipóteses, comentários sobre aspectos relevantes e estruturação. É fundamental a identificação dos diferentes posições assumidas pelo autor, observando que todos os textos tem um tema em discussão e um ponto de vista a respeito do mesmo.
Apreciação, explicação e entendimento seguidos de debates, diálogos e discussões, análise de imagens e letras de músicas, obras de arte, bem como artistas que abrangem os períodos históricos.
Relacionar a letra da música “Where is the love?” (Onde está o amor?) e o poema “A rosa de Hiroshima” com o tema abordado.
Trabalhar a expressão corporal por meio de uma dramatização musical observando o ritmo, coordenação e sociabilidade contextualizando com o tema.
     -    Pesquisa referente ao tema;
 Realizar uma análise crítica da música – poema  “A rosa de Hiroshima” e da letra da música “Where is the love?”as quaiss questionam o fato das bombas atômicas e da destruição da humanidade;
 Leitura e releitura de obras de arte e imagens;
 Confecção de cartazes sobre o tema;
 Dramatização musical em grupos;

METODOLOGIA (CIENCIAS NATURAIS)
Química E Física: pesquisa sobre tipos de radiações liberadas pelas bombas de Hiroshima e Nagasaki e os elementos que as constituíam.
Biologia E Ciências: pesquisa sobre os efeitos imediatos e hereditários que sofrem as pessoas sobreviventes afetados pelas bombas atômicas, montagem de cariótipo para exemplificar a síndrome desenvolvida.
Trabalhar notícias que envolvem o tema mutações.
- Renomado cientista americano adverte de mutação no vírus ebola. Disponivel em: http://noticias.r7.com/internacional/renomado-cientista-americano-advert....
- Gene protege as latinas do câncer de mama Descoberta uma mutação em mulheres descendentes de indígenas americanos que reduz o risco de tumores entre 40% e 80%. Disponível em: http://brasil.elpais.com/brasil/2014/10/20/ciencia/1413817751_439305.html
Matemática: elaborar cartazes sobre os cálculos expostos em gráficos e tabelas os valores envolvidos na construção das bombas e os prejuízos causados por elas, representar o cálculo de porcentagem das pessoas atingidas pela bomba atômica.

 

AVALIAÇÃO
Através de trabalhos individuais e em grupos. Participação oral, confecção de cartazes, resolução e exercícios, pesquisa bibliográfica elaboração do portfólio envolvendo os conteúdos trabalhados das determinadas disciplinas.
A avaliação será contínua durante as aulas (participação oral,  produção e interpretação de textos, pesquisa bibliográfica, interação e socialização com o grupo).
Serão oferecidas adaptações curriculares, observando as dificuldades e individualidades dos educandos no processo avaliativo.
Nas disciplinas curriculares que compõem a Área das Ciências Naturais, acontecerá continuamente após cada atividade trabalhada com os alunos. Através de trabalhos individuais e em grupos. Participação oral, confecção de cartazes, resolução e exercícios, pesquisa bibliográfica elaboração do portfólio envolvendo os conteúdos trabalhados das determinadas disciplinas.

RECURSOS
Tv pendrive, aparelho de som, laboratório de informática e ciências, biblioteca, materiais didáticos pedagógicos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil em Geral: volume 3. Primeira edição. São Paulo: Saraiva, 2010.
SOUZA, Nano. Disponível em <HTTP: //WWW.universohq.com/quadrinhos/2003/capitão_americap1.cfm>. Acesso em 21 de outubro de 2008.
PROENÇA, Graça . Descobrindo a História da Arte. Ática. 2008. SP.
HADDAD, Denise & MORBIN, Dulce. A arte de fazer arte. Saraiva.2010.SP
MORAES  de, Vinicius: Antologia Poética. À noite. 1954.Rio de Janeiro.
WWW.vagalume.com.br
WWW. Wikpédia.com.br
DCE's, Diretrizes Curriculares da Educação Básica .Arte, Educação Física, Língua Estrangeira Moderna e Língua Portuguesa. Paraná. 2008