PROPOSTA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA A PARTIR DO TEXTO, “LIGAÇÕES CLANDESTINAS CAUSAM RISCO DE INCÊNDIOS. MAIS DE 180 MIL GATOS PODEM EXPLICAR INCÊNDIOS COMO O DE DOMINGO, QUE MATOU CASAL NA VILA GUILHERME” (MORAIS)
Profª. Ana Clara Bruschi
Profª. Kátia Regina Dalri Abdala
Profª. Luciana M. Bellanda Mello
Prof°. Nelson da Silva Aguiar
Prof°. Robinson de Souza Rodrigues
Profª. Tania A Lopes
“Mas o direito à plena existência humana não permite transgredir as condições necessárias para que o ser humano viva inteiramente como ser social e, por isto, cultural.” (BRASIL, 2013, p.29) A partir da perspectiva histórica e sociológica da realidade brasileira, não podemos negar que nos últimos anos aconteceram avanços e conquistas quanto ao acesso de bens e serviços que permitiram a redução dos índices de pobreza da população brasileira. No entanto entendemos que a distribuição das riquezas produzidas, pelos/as trabalhadoras/es desde o período colonial até a atualidade, ainda tem um caminho longo a percorrer para uma distribuição mais igualitária, que possibilite alterações nos índices que ainda nos mostram que o Brasil é um país desigual. E mais, dados oficias podem nos mostrar um retrato de desigualdades mais profundas, diante de recortes de gênero, raça/etnia, orientação sexual, regional, entre outros, da população brasileira. De acordo com Tatiana Dias Silva (2013) Entre o contingente que vivenciava, em 2009, a extrema pobreza, 48% eram homens, 52%, mulheres, e aproximadamente, 74% deste contingente era constituído por pretos, pardos e indígenas. (SILVA, 2013, p.115) Neste sentido, propomos uma prática pedagógica, que considere os diferentes conhecimentos e experiências vivenciadas entre as/os professoras/es e as/os alunas/os, diante da realidade vulnerável da comunidade da Vila Guilherme (SP): 1. Problematização: Diante das ligações clandestinas de energia elétrica, a nossa comunidade está vulnerável às ameaças de incêndio. Por que isto acontece? Como podemos evitar? 2. Instrumentalização: a) Optamos pela utilização da fonte oral para buscar junto às pessoas mais velhas das famílias dos alunos/as relatos sobre a formação da comunidade da Vila Guilherme, os quais poderão contribuir para a nossa compreensão do contexto social, político e econômico de formação da referida comunidade. b) Compreender o contexto político e econômico da “Lei nº. 601 de 18 de Setembro de 1850 – Dispõe sobre as terras devolutas do Império, que em seu diz: Art. 1º Ficam prohibidas as acquisições de terras devolutas por outro titulo que não seja o de compra.” E problematizar as políticas do Estado brasileiro, quanto à (não) distribuição de terras, distribuição de riquezas, acesso a educação, mercado de trabalho e outras possibilidade de mobilidade social do passado até a atualidade. c) Analisar a Constituição da Republica Federativa do Brasil – 1988, que em seu Art. 5 diz que: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (...)”. 3. Catarse Como uma pratica social transformadora, de que forma podemos acionar as autoridades locais para dialogarmos sobre formas de evitar estas situações de riscos para a nossa comunidade? Desta forma, buscar promover o diálogo entre lideranças da comunidade e autoridades legais, para a viabilização da energia elétrica para todos/as sem riscos às famílias da comunidade e seu bens, como forma de garantir a dignidade de todas/os, afirmada em nossa Constituição.
REFERÊNCIAS
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, etapa I - caderno IV: áreas de conhecimento e integração curricular / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores : Marise Nogueira Ramos, Denise de Freitas, Alice Helena Campos Pierson]. – Curitiba : UFPR/Setor de Educação, 2013.
________. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. DF, 2012.
SILVA, Tatiana Dias. Mulheres negras, pobreza e desigualdade de renda. In: Dossiê Mulheres negras: retrato das condições de vida das mulheres negras no Brasil. DF: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 2013.