Proposta de componentes curriculares realizada pelo Colégio Estadual “Marcílio Dias”, Ensino Fundamental e Médio.
O uso de diversos recursos pedagógicos disponíveis na Escola proporciona aos alunos uma viagem entre os fatos e a realidade, e essa diversificação se fazem necessário para que o processo ensino aprendizagem de fato aconteça e se torne uma constante em prol de uma educação de melhor qualidade. A exploração de recursos externos a Escola é um incentivo para que os alunos tomem gosto por atividades culturais para que haja uma ponte entre o conhecimento do aluno e seu contexto de vivência.
Através do vídeo: Em busca de Joaquim Venâncio, de Evandro Filho e outros (2009), o Colégio Estadual “Marcílio Dias”, Ensino Fundamental e Médio, do município de Guaraqueçaba, Estado do Paraná, procurou-se na região uma pesquisa sobre a vida e obra do pintor e imigrante suíço William Michaud. O objetivo principal da pesquisa foi fazer uma integração entre as disciplinas, um dialogo através do mesmo tema, na qual foram envolvidas: Ciência, Biologia, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa e Arte, envolvendo alunos do Ensino Fundamental e Médio, pois a Escola tem buscado ultrapassar seus muros, buscando atividades motivadoras e integradora com um currículo flexível.
Foram meses de pesquisa através de acervos, culminando em pinturas, desenhos e maquetes retratando a Colônia de Superagui como releituras das obras do pintor William Michaud. Para que haja um entendimento, William Michaud nasceu em Vevey, na Suíça em 1829. No ano de 1853, chega à Colônia de Superagui, em Guaraqueçaba, onde constituiu família, ocupou cargo como professor, trabalhou na agricultura e desenvolveu suas habilidades artísticas retratando a natureza local, nas quais muitas destas aquarelas foram enviadas a família na Suíça, e outros a amigos brasileiros como o presidente da Província do Paraná, Visconde de Taunay.
Após falecer em 1902, seus descendentes se espalharam pela região, estando hoje, em Guaraqueçaba, e como resgate de sua geração encontramos alunos com seu sobrenome da sua sétima geração.
Com isso, as disciplinas se interligaram: a Geografia participou com a reprodução de maquetes da região usando fotos da época. A ciência e a Biologia com a pesquisa sobre as espécies de orquídeas da Mata Atlântica, retratadas em forma de desenhos através do papel produzido pela fibra da bananeira. A Arte teve sua contribuição com os desenhos, grafites, busto em argila, autoretrato com base de isopor em papelão e pinturas resgatando as obras do pintor. A língua Portuguesa buscou a biografia do pintor em acervos, livros e internet com a participação da Língua Inglesa em sua tradução. A História viajou através do tempo em busca de peculiaridades da época, como o pintor chegou à região e da árvore genealógica de William Michaud e sem duvida ficou a amizade e o intercâmbio entre a Suíça, Curitiba e Guaraqueçaba.
Todos os trabalhos foram expostos no Centro Juvenil de Artes Plásticas, em Curitiba, no período de 11/09/14 à 17/10/14. Na ocasião estiveram 44 alunos na abertura da exposição, na qual aproveitaram para apresentar um número artístico com bonecos do Boi de Mamão, confeccionados em material reciclável pelos próprios alunos e também apresentação do Fandango Caiçara que é considerado Patrimônio Imaterial do Brasil.
Com essa iniciativa a Escola cumpre seu papel na valorização história e cultura local, possibilitando a abrangência dos trabalhos dos alunos, ampliando seu conhecimento e oportunizando uma viagem dos alunos pela história de seus antecedentes.