Proposta curricular integrada: perspectiva histórica do uso racional da água.

Colégio Estadual José Bonifácio. Campo Bonito Paraná.

p { margin-bottom: 0.21cm; }

Proposta Curricular Integrada

Água


Eixos

Artes

Matemática

Ed. Física

Química

Física

História

Geografia

Biologia

Filosofia

 

Economia

Tecnologias

Cultural

Social

Ambiental

Linguagem e fotografia

Gênero e paisagem

Logística

Consumo

 

Impacto

Fisiológico da Água

Tratamento da água

Composição química da água

Ciclo da Água

Aspectos históricos da captação e consumo da Água

Ciclo da Água

Aspectos geográficos da distribuição da água

(reservatórios naturais, precipitação pluviométrica nas regiões)

Impacto fisiológico da Água.

 

Bioética:

O uso das tecnologias como elemento para o uso racional.

 

 

Proposta Curricular Integrada – Perspectiva histórica do uso racional da Água.

Justificativa

A água como elemento fundamental para manutenção dos seres vivos torna se questão determinante e de urgência; pois recentemente encontramos problemas relacionados a escassez e uso inadequado da água.

Ao observarmos aspectos históricos e geográficos do nosso país possui aspectos positivos e negativos, em se tratando de aspectos de desenvolvimento histórico onde geralmente grandes centros urbanos desenvolveram próximos a fontes de água, consequentemente o desenvolvimento não acompanhou estruturalmente a manutenção de seus mananciais. Quanto seu aspecto geográfico continental encontramos localidades com fontes em abundancia, e ao contrário em regiões podemos observar o problema da escassez, ou mesmo a dificuldade de distribuição.

Contudo para compreender o fenômeno é preciso delimitar alguns eixos determinantes que orientam a abordagem do tema. Dentre eles, a economia como a medida elemento de desenvolvimento social, e a utilização indevida e seus impactos ambientais. Outros problemas relacionados podem ser levantados como a cultura da não utilização correta da água por parte de grande parte da sociedade, e o desenvolvimento tecnológico não acessível a todos que poderia ser fundamental para o uso racional da água.

Metodologia

A abordagem destes eixos consistirá por intermédio de disciplinas específicas, visando abordar os conteúdos cientificamente mediante recursos didáticos como livros, artigos, vídeos palestras e atividade de campo; procurando contextualizar com a realidade dos educando. Buscando instrumentalizar teoricamente onde os próprios alunos possam interagir e transformar a realidade