Colégio Estadual José Bonifácio. Campo Bonito Paraná.
p { margin-bottom: 0.21cm; }
Proposta Curricular Integrada
Água
Eixos
Artes
Matemática
Ed. Física
Química
Física
História
Geografia
Biologia
Filosofia
Economia
Tecnologias
Cultural
Social
Ambiental
Linguagem e fotografia
Gênero e paisagem
Logística
Consumo
Impacto
Fisiológico da Água
Tratamento da água
Composição química da água
Ciclo da Água
Aspectos históricos da captação e consumo da Água
Ciclo da Água
Aspectos geográficos da distribuição da água
(reservatórios naturais, precipitação pluviométrica nas regiões)
Impacto fisiológico da Água.
Bioética:
O uso das tecnologias como elemento para o uso racional.
Proposta Curricular Integrada – Perspectiva histórica do uso racional da Água.
Justificativa
A água como elemento fundamental para manutenção dos seres vivos torna se questão determinante e de urgência; pois recentemente encontramos problemas relacionados a escassez e uso inadequado da água.
Ao observarmos aspectos históricos e geográficos do nosso país possui aspectos positivos e negativos, em se tratando de aspectos de desenvolvimento histórico onde geralmente grandes centros urbanos desenvolveram próximos a fontes de água, consequentemente o desenvolvimento não acompanhou estruturalmente a manutenção de seus mananciais. Quanto seu aspecto geográfico continental encontramos localidades com fontes em abundancia, e ao contrário em regiões podemos observar o problema da escassez, ou mesmo a dificuldade de distribuição.
Contudo para compreender o fenômeno é preciso delimitar alguns eixos determinantes que orientam a abordagem do tema. Dentre eles, a economia como a medida elemento de desenvolvimento social, e a utilização indevida e seus impactos ambientais. Outros problemas relacionados podem ser levantados como a cultura da não utilização correta da água por parte de grande parte da sociedade, e o desenvolvimento tecnológico não acessível a todos que poderia ser fundamental para o uso racional da água.
Metodologia
A abordagem destes eixos consistirá por intermédio de disciplinas específicas, visando abordar os conteúdos cientificamente mediante recursos didáticos como livros, artigos, vídeos palestras e atividade de campo; procurando contextualizar com a realidade dos educando. Buscando instrumentalizar teoricamente onde os próprios alunos possam interagir e transformar a realidade