PROPOSTA CURRICULAR INTEGRADA - COLÉGIO ESTADUAL POVOADO SÃO MIGUEL – Paranaguá - PR

Tema: Migração  

JUSTIFICATIVA
          
         O tema tem sua importância por ser o Brasil um país composto por muitas culturas e como tais devem ser valorizadas e ensinadas nas escolas. A migração tem sua importância inestimável para a história visto que, possibilitou a interação de culturas regionais.
   
OBJETIVOS
         Trazer ao conhecimento dos alunos a importância das migrações no desenvolvimento de nossa região, assim como suas influências sociais, econômicas e culturais.
          Despertar no aluno o interesse pela sua própria cultura e que ele reflita sobre sua realidade no ambiente em que vive e demais localidades.

CIÊNCIAS EXATAS-Física/Matemática

       Com os conhecimentos discutidos em sala procurar traçar paralelos entre as relações econômicas existente na vida do ilhéu com as apresentadas nos grandes centros urbanos, com a utilização de gráficos e matrizes aproximar o sujeito da realidade destes centros, fazendo com que os alunos tracem metas e objetivos que auxiliem na busca de seus anseios.

 

LINGUAGENS-Língua Portuguesa/Inglesa

     
Literatura: Arcadismo 
Gênero textual: Debate/Anúncio 

       O Arcadismo é um período literário que teve como características a exaltação da natureza bem como estimulavam. Os poetas deste períodos exaltavam a vida campestre, desta forma há um incentivo a migração desta vez da cidade grande para o campo. Os árcades usavam uma espécie de Slogan como fugere urbem (fugir da cidade) e carpe diem (aproveite o dia)
     Mostrar o contexto histórico do Arcadismo no Brasil e analisar alguns poemas desta época.
     Pedir para que os alunos produzam um anuncio em língua inglesa e crie um Slogan para a comunidade.
     Fazer um debate argumentativo sobre a vida na cidade e no campo
           

CIENCIAS HUMANAS II – Geografia/História

      Levar o aluno a compreender os primeiros movimentos migratórios dentro do Brasil que foram realizados pelos indígenas. Estes com a chegada dos portugueses expulsos da terra, eram forçados e obrigados a migrar para o interior do Brasil.

      Hoje muitas correntes migratórias continuam, pois os homens sempre procuram se fixar onde existem melhores condições econômicas e sociais. Fato que acontecem com os ilhéus, estes migram para a cidade em busca de novas oportunidades, emprego formal e todos os benefícios que o mesmo traz. Isto acarreta para os grandes centros, desempregos, pois estes "novos trabalhadores" muitas vezes não estão qualificados para atuar nas atividades econômicas destes centros e o salário recebido não   é suficiente para ter uma vida digna na cidade, levando a submoradias, violências enfim, problemas socioeconômicos existentes em qualquer grande cidade.
       

CIENCIAS HUMANAS I-Filosofia e Sociologia

       Levar o aluno a refletir sobre o lugar em que vive. Fazendo comparações entre os benefícios de morar na cidade ou na ilha. Para tal atividade os alunos já terão investigado na área de Linguagens e Ciências exatas suporte teórico.

CULTURA CORPORAL-Educação Física

     Fazer um resgate das histórias e brincadeiras da comunidade. Incentivar a cooperação entre os mesmos e demonstrar através da história que a ideia de cooperativismo teve sua origem através da Revolução Industrial. Ao final da aula o professor poderá fazer a seguinte pergunta. Será que a cooperação entre os moradores da cidade grande é igual ao dos moradores que vivem em pequenas comunidades? Para tal atividade o professor pode discutir com os alunos, a vida sedentária e tumultuada dos grandes centros, levando ao estresse e doenças. O nível de esgotamento mental aos quais são submetidos bem como a influência da vida urbana no cotidiano da comunidade.

 

EXPRESSOES CULTURAIS E ARTÍSTICAS-Arte

       História da Arte, Cenas do cotidiano. Registro visual (fotos, desenhos) da comunidade, da cultura, da religiosidade, das festas, das danças, do artesanato, dos apetrechos de trabalho, do cultivo da terra, da medicina popular, da variação linguística, dos modos de vida social, comparando-os aos acontecimentos e cultura da cidade, afim de promover exposições dos registros a comunidade escolar.

    
CIÊNCIAS DA NATUREZA - Química e Biologia
        Possibilitar o entendimento sobre diferentes populações de uma mesma espécie que nem sempre são isoladas. Compreender que indivíduos podem migrar, incorporando-se a uma população (imigração) ou saindo dela (emigração).
       Para a evolução, os processos migratórios são eventos que colaboram com a variabilidade gênica, visto que a entrada de um indivíduo em um grupo populacional possibilita a introdução de novos genes e, consequentemente, características diferenciadas das existentes.
       Os eventos migratórios, tanto por imigração quanto por emigração, podem favorecer gradativamente uma estabilidade genotípica, apurando cada vez mais as semelhanças e reduzindo as diferenças entre os organismos de uma mesma espécie em populações distintas.
        Também podem ocorrer alterações gênicas em uma população quando, por exemplo, uma população constituída apenas por pessoas de olhos azuis migrar para uma região onde a maioria das pessoas tenham olhos castanhos, ocasionando aumento da frequência do alelo que condiciona olhos azuis e diminuindo correspondentemente na frequência do alelo que condiciona olhos castanhos.

 

PS: As áreas de conhecimento foram organizadas  desta maneira, devido a "nova" proposta curricular (PPP) ofertada as escolas da ilhas de Paranaguá em um processo experimental.
     
Orientadora de estudos: Fernanda Ferreira Lima Corbani
Professores Cursistas:
João Paulo Cândido Henrique
Karla Emmanuelle Yennrich Viana Rabello
Maísa Rodrigues Ferreira
Márcia Amoedo Francisco
Solange Pereira Souza
Valdenice Inácio Modesto