PROPOSTA CURRICULAR INTEGRADA

COLÉGIO ESTADUAL EMÍLIO DE MENEZES- CURITIBA - PARANÁ
Equipe: Ana Lúcia Maçaneiro, Cassiane Markir, Cézar Ibanez, Débora Gonçalves, Doroti Ramlow, Edmilson Lopes, Elaine Thrun, Elenir Accordi, Elisângela Correa, Eliza Sviontek, Fábio Lima, Fábio Souza, Hermina Gomes, Ironi Melo, Jéssika Santos, Mara Fernandes, Márcio Dantas, Maria do Carmo Silva, Regina Célia Silva, Vilmar Kraemer.
Orientadora: Márcia Valentina Pacola
CADERNO IV:
REFLEXÃO E AÇÃO I
PROPOSTA CURRICULAR: CONSUMO
ELABORAÇÃO COLETIVA DA PROPOSTA CURRICULAR INTEGRADA
JUSTIFICATIVA:
O cotidiano se transforma em temática para os nossos estudos, com intenção de contribuir com a formação de nossos alunos e com o senso de coletividade.
Tratamos desse tema por ser uma pauta primordial para o aprimoramento do nosso convívio coletivo já que a matéria-prima é limitada e finita.   
A forma acelerada e desequilibrada com que as últimas gerações vêm utilizando os recursos naturais do planeta, intima a escola a colocar em pauta uma temática muito importante: O consumismo. Mais do que consumo, trata-se do gasto exagerado e desnecessário de produtos.
OBJETIVO GERAL:
Conscientizar os educando sobre as implicações econômicas e sócio ambientais da imposição cultural do consumismo.
INGLÊS:
Apresentação de vídeos com algumas propagandas na língua alvo e a influência das mesmas para a consumismo;
GEOGRAFIA:
Promoção de um debate crítico sobre os meios de produção e o esgotamento dos recursos ambientais em decorrência do estímulo ao consumo;
SOCIOLOGIA:
Carl Marx: Alienação e consumo;
HISTÓRIA:
Trabalhar a linha do tempo, iniciando com revolução industrial até os dias atuais;
PORTUGUÊS:
Análise e produção de textos sobre o assunto;
CIÊNCIAS:
O meio ambiente e o consumo.
Vídeos;
Propagandas;
Debates;
Linha do tempo;
Produção de textos;
Leitura;
Reflexão;
Discussão.

CADERNO IV:
REFLEXÃO E AÇÃO II
Pesquisar o conceito do termo favela, sua origem e evolução;
Trabalhar o termo estereótipo e a implicação cultural a que esse termo se refere relacionado ao tema “FAVELA”;
As letras das músicas oriundas das favelas;
Crescimento desordenado e inchaço populacional;
A composição da favela: a imigração e abolição dos escravos.
Caderno IV – Reflexão e Ação – 3.
CONSUMO
1-Sensibilização.
Uso do filme Lorax, Em busca da Trufula Perdida ou documentário Lixo Extraordinário do Vik Muniz.
Uso da poesia: Eu Etiqueta de Carlos Drummond de Andrade.
2-Problematização:
Tudo que consumimos é uma necessidade?
Quando passamos da necessidade ao consumo?
Qual a diferença entre consumo alienado e consumo consciente?
Quais são as conseqüências do consumo alienado e desenfreado?
Qual e o papel da marca na formação da nossa identidade?
Nós usamos as marcas ou elas nos usam?
Como a propaganda afeta nossos gostos e decisões?
3- Conteúdos.
Ed. Física: Futebol e consumo- Identidade Nacional.
Filosofia: Ética em Nietzsche - A Moral do Rebanho.
Artes: Lixo na Sociedade: Teatro.
            Embalagens e cores: influências sobre o consumo
Português: Interpretação e produção de texto: Eu Etiqueta.
Sociologia: Fetichismo e Reificação-
4- Sistematização.
Fundamentação teórica.
Visita a equipe de futebol.
Pesquisas de campo.
Produção de texto: verbais, estéticos (teatro, fotos, desenhos).
Pesquisas bibliográficas.
Seminários e debates disciplinares.
Uso de textos.
Uso de vídeos.
5- Socialização.
Mostra pedagógica: exposições.
Gincana.
Apresentação de teatro.
Mesa redonda coletiva.      
Caderno IV – Reflexão e Ação – 4.
PESQUISA
De onde vem o direito privado a terra?
O chão é um direito coletivo ou privado?
Por que os direitos humanos não são respeitados?
O que podemos fazer? (Ação Política).
PESQUISA DE CAMPO:
Realidade da comunidade.
Anseios da comunidade.
Identidades e lutas.
DEBATES EM SALAS.
Relacionar as pesquisas e propor possíveis intervenções.