Proposta Curricular

Proposta: Relacionar o conhecimento obtido através do currículo escolar de forma interdisciplinar (língua portuguesa, sociologia, geografia, história, química, física, educação física, matemática, biologia, e artes), em uma linha de produção industrial, levando em conta a teoria e a aplicação prática.
I - Fundamentos para a elaboração dos projetos pedagógicos
- O estético
Os atos de seleção e organização do conhecimento, do espaço, do tempo, da disposição vital e dos instrumentos de trabalho na comunidade escolar revelam o fundamento estético da educação e integram os sujeitos do ensino e da aprendizagem ao prazer de criar coletivamente, à alegria de compartilhar e à beleza de conquistar autonomia e liberdade.
- O científico
No espaço educativo das novas gerações, o conhecimento científico se realiza como  compreensão e valorização da vida; sua ampliação cria valores no exercício continuado da  cidadania. A atitude curiosa e crítica diante das tecnologias garante posicionamentos no interior  de processos de inovação e transformação. 
- O linguístico
Cabe precisar vocábulos da educação e esclarecer seus sentidos. Uma matriz curricular não se confunde com uma grade curricular. Matriz é uma base interdisciplinar sobre a qual se movem
campos de conhecimento humano e conjuntos de atividades de ensino-aprendizagem,  trabalhados por projetos temáticos e metodologia participativa. A matriz comporta e estimula a diversidade dos objetivos, métodos, técnicas, saberes e avaliações, entendidos como linguagem (ou gramática) solidária e potencialmente inovadora. 
- O didático-pedagógico
- Todos os passos da Educação Básica Brasileira, Infantil, Fundamental e Médio (crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos, ao lado dos adultos que retornam aos passos),segundo a nova redação da Emenda Constitucional 59/2009 ao inciso I do Artigo 208 da Constituição Federal, realizam-se de modo orgânico, sequencial e articulado.
- A proposta pedagógico-curricular da comunidade escolar, fundada em sua autonomia pedagógica e administrativa, se articula na infraestrutura e na valorização dos profissionais da educação para criar o espaço formativo comum e diversificado, disponível, ecológico, criativo e acessível.
- O ético-político
- A educação é direito individual e coletivo inalienável e, segundo a Lei 10.287/2001,são responsáveis pela sua realização escolar os diferentes atores da sociedade, que garantem o acesso, a inclusão, a permanência e o desempenho dos cidadãos e cidadãs estudantes, bem como a valorização profissional de todos e todas que partilham a ação educacional. O direito à educação constrói a consciência dos direitos humanos como fundamento para toda a ação de ensino e aprendizagem.
-O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990) integra o direito à educação aos direitos à vida, à saúde, à alimentação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito mútuo, à liberdade e à convivência familiar-comunitária. Eles resultam de amplo e contínuo compromisso social. 
II - Valores referenciais para a organização das ações projetadas
- As diversidades e as diferenças
A diversidade dos sujeitos da ação educacional se expressa tanto pela realidade física, sensorial e sócio emocional quanto pela origem, etnia, gênero, experiências, desenvolvimento físico-psíquico, crença, classe social e contexto sociocultural. Ela não é problema, mas sim a  oportunidade humana e institucional de garantir às crianças, adolescentes e adultos o acesso, a permanência e o desempenho qualificado nos percursos formativos. A rigor, a diversidade é o princípio orientador da equidade entendida como direito e da qualidade como inovação social, cultural e científica. 
- A sustentabilidade e a saúde comunitário-planetária 
A sustentação dos fundamentos da educação se realiza na responsabilidade sociopolítica da comunidade que educa e se educa, a qual garante o movimento contínuo e saudável de promoção dos atores educacionais pelos passos da educação básica (infantil, fundamental e médio) enquanto prima pela afirmação da cooperação e da solidariedade na produção e na disseminação do conhecimento (local e global) sobre a natureza e a cultura. Assim também se sustentam os dois movimentos curriculares, o comum nacional e o diversificado, local-regional, sinérgicos e sustentados pela colaboração. 
- A inserção cidadã-profissional
A inserção profissional se realiza a partir da garantia de todos os direitos comuns de  aprendizagem e se desenvolve de modo articulado e integrado no sistema educacional (local, regional, estadual e nacional), em direção ao mundo do trabalho, nos termos do ECA, dos  direitos trabalhistas e das disposições legais de flexibilidade de estudos e certificação. 
- A interconexão ensino-aprendizagem
Entendidas como o centro da ação curricular, as relações de ensino-aprendizagem revelam a grandeza do acesso e da acessibilidade e a capacitação docente e sua presença criativa junto aos educandos, assim como sinalizam a adequação da infraestrutura e da gestão dos bens-comuns da educação. Entre os bens-comuns da educação estão: o tempo letivo, o espaço de usufruto, os materiais, os equipamentos, os projetos, a cultura comunitária, o entorno familiar-comunitário, a visão de futuro. 
- Os direitos humanos e cívicos - Entre as missões integradoras da comunidade escolar está a de construir uma cultura de direitos. No exercício e no acúmulo dessa cultura solidificam-se símbolos e valores indispensáveis ao exercício da responsabilidade e da cidadania. 
III - Estratégias para a concretização do currículo de estudos e experiências 
- Formulações
O trabalho educacional desenvolvido por eixos/projetos temáticos permite a concretização da proposta pedagógica centrada na visão interdisciplinar, pois facilita a organização dos assuntos, de forma ampla e abrangente, bem como a problematização e o encadeamento lógico dos conteúdos; destarte, as abordagens selecionadas garantem a melhor análise/ou descrição dos temas e, em consequência, todo o processo de construção, disseminação, compartilhamento e avaliação do conhecimento. 
- Conexões
Um projeto pedagógico sugere a construção de rede, quer local-regional, quer global. Daí a consciência de que o processo de comunicação entre estudantes, professores e comunidades é efetivado por meio de práticas e recursos tradicionais e por práticas de aprendizagem desenvolvidas em ambiente virtual. A ampliação das comunicações pode valorizar os atos de ensino-aprendizagem nos percursos formativos.

- Integrações
O fazer educacional se organiza de modo orgânico, sequencial e articulado, o que significa considerar a formação humana de sujeitos concretos, que vivem em determinado meio ambiente e em contexto histórico e sociocultural (que podem mudar!), com suas condições físicas, emocionais e intelectuais. Do mesmo modo, a base curricular nacional se integra à base diversificada do projeto pedagógico na construção dos sujeitos concretos. A construção, a implementação, o acompanhamento e a avaliação do projeto pedagógico exigem ampla participação das pessoas e das instituições comunitárias empenhadas na significação social e política da educação. 
- Avaliações
As diversas ações educacionais de avaliação, internas e externas, individuais e coletivas, realizam-se de modo contínuo e atendem às significações do conhecimento construído, acumulado e disseminado nas relações de ensino e aprendizagem; do mesmo modo, consideram e cuidam das diferenças que constituem as experiências dos educandos e se dirigem à sua promoção e formação. A comunidade educacional também provê atividades de avaliação institucional com vistas a transparecer sua gestão social, superar dificuldades e avançar para novos e melhores alvos e metas. 

IV- Decisões sobre componentes pedagógico-curriculares, do comum ao diversificado Aquisição, Compartilhamento e Gestão Organizacional de:
Saberes
Conhecimentos e Experiências em Língua Portuguesa e suas expressões culturais e literárias. Em Línguas Indígenas e suas expressões culturais e literárias. Em Línguas de Intercurso Global e suas expressões culturais e literárias. Em Matemática. No Mundo Físico, no Universo Natural e na Realidade Social, Econômica e Política por meio das distintas Ciências e suas sinergias (Sociologia, História, Geografia). Em Filosofia. Na História e na Cultura Afro-Brasileira. Nas Diferentes Expressões Estético-Artísticas e sua fruição. Nos Direitos Humanos.  Na Educação Física e nos Esportes. Na Educação Religiosa.
A aquisição, o compartilhamento e a gestão de saberes, conhecimentos e experiências para além da base nacional se desdobram a partir deste conjunto, mas também o ampliam e o enriquecem no todo das diversidades brasileiras e se realizam no projeto pedagógico das escolas. Para tanto, consideram tanto o tempo letivo e suas disposições legais, quanto os interesses, necessidades, desejos e possibilidades dos educandos, educadores e comunidades.  Linguagem para a dinâmica da organização pedagógico-curricular
- Expressão (sujeitos e fenômenos)
- Comunicação (relações e conexões)
- Análise compreensiva (realidade lida e vivida) 
A linguagem (que não está numerada porque é um suporte para toda a ação) conecta pessoas, instituições, componentes curriculares e metodologias em situação de ensino e aprendizagem. Transversaliza e percorre as situações trabalhadas e vividas, de modo a construir símbolos e valores educacionais. Garante o acúmulo e a disseminação do conhecimento. A linguagem expressa o individual e o grupal, bem como efetiva o intercâmbio de significações (comunicação) e provê referências e competências para o trabalho analítico dos fenômenos naturais e culturais imersos no ensino e na aprendizagem. No fazer educacional, a linguagem significar a construção de um modelo de transparência social e de exercício individual e coletivo da cidadania. Noutras palavras, o conjunto de componentes pedagógico-curriculares, que se denominou historicamente de base comum nacional, precisa, com a urgência devida ao respeito para com as novas gerações, tornar-se bem-comum. Nesse lugar social poderá realizar-se uma nova linguagem - uma nova prática - da educação brasileira. Curricular é preciso! Os projetos pedagógicos das comunidades educacionais podem se constituir em novo marco da mudança e do esperançamento.  

O Problema Investigado
Diante das dificuldades encontradas no ensino e aprendizagem da disciplina de Matemática, que tem por objetivo fazer com que o aluno compreenda o seu papel na sociedade, como agente ativo e transformador da sua realidade, levantou-se o seguinte problema de pesquisa: como relacionar os conteúdos do currículo de matemática com as práticas sociais a fim de que os alunos constituam seus conhecimentos de forma significativa, enfatizando a importância da matemática para a formação do aluno crítico?

Objetivo: Trabalhar equações em uma linha de produção, elaboração de problemas e possíveis soluções, cultura e trabalhos em equipe, condições de trabalho, saúde e outras área afins

Disciplinas envolvidas: Matemática, língua portuguesa, educação física, sociologia, geografia, história, física e química.

Empresa a ser estudada pelos alunos: Sugestão Fecularia – Cooperativa Agroindustrial Lar
Referências:
http://conae2014.mec.gov.br/

DISCIPLINA PROPOSTA EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM
ARTES CONSTRUÇÃO DE UM TEATRO. Compreenda o teatro como ideologia e como fator de transformação social.
BIOLOGIA ANÁLISE DOS PROCESSOS DA EMPRESA QUE ENVOLVEM O MEIO-AMBIENTE. Identifique os fatores bióticos e abióticos que constituem os ecossistemas e as relações existentes entre estes.
Compreenda a evolução histórica do conhecimento biotecnológico aplicado a melhoria da qualidade de vida da população e à solução de problemas socioambientais.
EDUCAÇÃO-FÍSICA GINÁSTICAS RELAXANTES E ATIVIDADES RECRIATIVAS e AVALIAÇÕES FÍSICAS DOS COLABORADORES. Perceba os diferentes estados corporais.
Compreenda as relações entre esporte e trabalho.
FILOSOFIA RELAÇÕES INTERNAS DE COLABORES E LIDERANÇAS Compreenda o papel da autoridade nos diversos sistemas políticos.
Reflita sobre os conceitos de liberdade e de igualdade, compreendendo seu alcance no universo mais amplo das relações políticas.
FÍSICA ANÁLISAR OS DIVERSOS PROCESSOS DENTRO DA EMPRESA, ENVOLVENDO O CONHECIMENTO DA FÍSICA. Compreenda e analise fenômenos físicos relativos aos movimentos à termodinâmicos e ao eletromagnetismo utilizando-se do principio da conservação de energia.
Utilize s definição de rendimento para cálculo de consumo energético a partir do conceito de potência mecânica.
GEOGRAFIA ANÁLISE DO LOCAL ONDE ESTA INSTALADA A EMPRESA Entenda como as diferentes tecnologias influenciam na alteração da dinâmica da natureza na organização das atividades produtivas.
Compreenda o conceito de paisagem, lugar, natureza e sociedade.
HISTÓRIA HISTÓRIA DA IMPLANTAÇÃO DA EMPRESA Compreenda a reordenação do espaço em decorrência da ordem fabril no contexto da modernidade.
Compreenda a articulação entre a urbanização e o desenvolvimento industrial no Brasil.
LEM NECESSIDADE DE CONHECIMENTO DA LINGUAGEM TÉCNICA ESTRANGEIRA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS NA PRODUÇÃO DA EMPRESA. Reconheça o contexto de uso da linguagem formal e informal.
L. PORTUGUESA ELABORAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS – Jornal, ofício, dissertação. Reconheça o grau de formalidade e informalidade da linguagem de diferentes textos, considerando as variantes linguísticas.
Utilize adequadamente a linguagem formal ou informal, de acordo com a situação de produção.
MATEMÁTICA TRATAMENTO DAS INFORMAÇÕES – GRÁFICOS, TABELAS, CÁLCULOS... Interprete e organize dados em tabela.
Resolva situações-problema envolvendo dados e informações estatísticas.
QUIMICA VISUALIZAR AS DIFERENTES ANÁLISES QUIMICAS DENTRO DO PROCESSO DA EMPRESA Compreenda e traduza os conceitos químicos e suas transformações em linguagens discursivas e simbólicas.
Identifique as funções orgânicas e suas principais aplicações.
SOCIOLOGIA CULTURA E RELAÇÕES SOCIAIS Compreenda as especificidades do trabalho e suas contradições na sociedade capitalista.