Trata-se de uma apresentação do SEED-PR, sobre O Pacto Nacional do Ensino Médio: O Currículo do Ensino Médio, durante a exibição é apresentado sob o ponto de vista da professora Lorena e da Ana Carolina Morel onde expõe que diante das condições que se encontram o ensino médio, é necessário repensar novos métodos de ação e estratégias para alterações curriculares.
Segundo os comentários, o currículo são os sujeitos para o fortalecimento da educação, no qual, o eixo comum é tecnologia, cultura e ciência e trabalho onde entrega a totalidade dos componentes curriculares. Dessas ações deverão estar sob acordo da União e do governo estadual.
Conforme a ementa constitucional 59 de 2009, citado pela a pedagoga … o ensino é obrigatório dos 4 aos 17 anos, analisando esta faixa etária dos jovens estudantes, o objetivo é estimular o conteúdo curricular, a partir das diretrizes do Ensino Médio, deve-se refletir e discutir a finalidade da proposta.
A modificação curricular deve se adaptar a cada escola de acordo com o seu público, desta forma, cria-se um ensino onde o aluno encontre motivação. Os planejamentos de aulas deverão ser analisados conforme cada turma, e assim executar um planejamento para cada resultado de análise . Seguindo este modelo, é dever do professor trabalhar sobre dois eixos principais: trabalho como princípio educativo e pesquisa como princípio pedagógico. Não podendo ser fragmentado os niveis e disciplinas. O desafio é ensinar de acordo com a realidade dos alunos pertencentes a escola .
Grupo: Maria Cândida , Patricia , Bruno e Elisa