Projeto seleciona jovens de escola pública para formação sobre educação

“Uma formação política para jovens que querem conhecer mais sobre direito à educação e acesso ao ensino superior”, é assim que Raquel Souza, assessora da área de Juventude da Ação Educativa define o projeto Jovens Agentes pelo Direito à Educação (JADE), que está com inscrições abertas para sua 5ª edição.

Voltado para estudantes e ex-estudantes do ensino médio, a formação tratará de temas como direito à educação dos jovens, políticas públicas da área, qualidade da educação básica e a articulação entre ensino médio, mercado de trabalho e acesso ao ensino superior.

O curso também tem como objetivo dar aos participantes subsídios que os apoiem em suas escolhas profissionais e na construção de projetos de inserção no mundo do trabalho, por isso temas como acesso a universidades públicas, programas de ação afirmativa, bolsa de estudos para estudantes negros e oriundos de escolas públicas, e a ação de cursinhos pré-vestibulares alternativos e populares também são pautas de discussão.

De acordo com Raquel, uma das novidades desta edição serão as oficinas para produção de audiovisual e de textos. “Teremos um novo site para o projeto, que permitirá o uso de diferentes mídias e que poderá favorecer um diálogo de jovens para jovens. A produção de materiais de comunicação, sobretudo de vídeos, permite a eles conhecerem mais escolas, professores, outros jovens e locais de educação além da escola”, afirma.

Como participar

A formação dos JADEs tem previsão de duração de oito meses, com início no dia 8 de abril, e acontece por meio de dois encontros semanais na sede da Ação Educativa (Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque), em horário a ser definido de acordo com a disponibilidade dos/as selecionados/as.

As inscrições vão de 21 de fevereiro a 20 de março e devem ser feitas por meio de um formulário eletrônico (acesse aqui e faça sua inscrição). Poderão participar da seleção alunos/as e ex-alunos/as do ensino médio de escolas públicas da Zona Leste de São Paulo com renda familiar per capita (por membro da família) de até meio salário mínimo. A seleção inclui apenas um dia de apresentação da proposta do curso e outro de entrevista individual com candidatos/as para avaliar disponibilidade e interesse no projeto.

Os participantes do JADE ganham uma bolsa-auxílio mensal de meio salário mínimo do Programa Bolsa Trabalho, da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo da Prefeitura de São Paulo, e um auxílio transporte mensal no valor de R$ 80, da Ação Educativa.

Formação Jovens Agentes pelo Direito à Educação (JADE)

Público: alunos e ex-alunos do ensino médio de escolas públicas da Zona Leste de São Paulo com renda familiar per capita (por membro da família) de até meio salário mínimo

Duração: oito meses, com início no dia 8 de abril e encontros duas vezes por semana

Local: Ação Educativa - Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque – São Paulo, SP