PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO.
O Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Alberto Santos Dumont foi reformulado em 2009 e encontra-se novamente em fase de reconstrução coletiva
O PPP é documento que identifica a escola, busca rumo e direção para a mesma apresenta-se como uma ação intencional, um compromisso coletivo, como elo que visa o ensino aprendizagem e a participação mais efetiva da comunidade escolar na vida funcional da escola. É construído de maneira coletiva pela comunidade escolar com o compromisso de proporcionar um ensino com qualidade e de criar condições para a atuação da comunidade escolar, embasada em informações e princípios sistematizados e defendidos coletivamente, oferecendo suporte necessário para o trabalho consciente e efetivo no cotidiano escolar, onde todos os envolvidos com a educação terão como objetivo o ato de educar para o desenvolvimento pleno da cidadania.
A Escola como instituição de ensino se apresenta como instancia de contradições, onde a partir de debates construtivos tem como função propiciar a aprendizagem e formar sujeitos críticos e participativos da sociedade na qual estão inseridos. Ela também tem como metas assegurar o ensino aprendizagem de qualidade; garantir o acesso e a permanência dos alunos; formar sujeitos críticos e participativos capazes de atuarem para transformar e propiciar uma sociedade justa, igualitária e solidária; proporcionar aos educandos as condições necessárias ao desenvolvimento de suas potencialidades, sendo elemento de formação humana integral, qualificador para o trabalho e para o exercício consciente da cidadania.
O PPP tem como objetivos:
- Organizar o trabalho educacional a partir de reflexões sobre como estruturar e realizar um trabalho educativo visando buscar maior participação dos diferentes segmentos na administração e na gestão escolar.
- Superar a cultura tradicional a partir da transmissão, construção de conhecimentos e saberes através de pesquisas, do convívio e mediante as inter-relações das áreas de conhecimentos e destas com a realidade.
-Orientar tanto o trabalho pedagógico como o administrativo e as ações a serem tomadas, visando o funcionamento da comunidade escolar como um todo.
-Nortear as várias formas de planejamento buscando o diálogo para encontrar soluções para os problemas a partir de ações coletivas, a fim de construir e oferecer uma escola e uma educação de qualidade.
-Possibilitar através do processo ensino aprendizagem a formação de cidadãos críticos, conscientes, participativos e envolvidos na luta por uma escola e educação de qualidade e democrática, buscando uma sociedade mais participativa e solidária.
O PPP tem ainda como desafios criar e propor estratégias para a construção de uma sociedade mais justa, participativa e solidária, tendo como eixo norteador do trabalho a interação entre educação e cultura, escola e comunidade, a democratização das relações dentro da escola e o enfrentando da questão da repetência, da avaliação, a interdisciplinaridade, a transdisciplinaridade e a formação permanente dos educadores.
Conteúdos do PPP.
Marco situacional: edificação do estabelecimento de ensino;
Vida Legal do estabelecimento;
Escola e comunidade: histórico, estrutura física e quadro funcional;
Medidas para melhorar os índices de aprovação;
Plano de ação para combater a evasão;
Realidade do aluno que está frequentando o Santos Dumont;
Modalidades de ensino ofertadas;
Recursos técnicos e pedagógicos;
Filosofia da escola: métodos e objetivos da escola;
Objetivo do ensino fundamental;
Objetivo do ensino médio;
Hora atividade do corpo docente;
Concepções psicológicas e pedagógicas.
Ensino de 9 anos;
Fundamentação;
Concepção de homem, de infância, adolescência, sociedade, mundo, educação;
Avaliação;
Proposta de avaliação de estudos, adaptação, progressão parcial, conselho de classe;
Objetivos dos cursos: Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Formação de Docentes da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental;
Desafios Contemporâneos e diversidades educacionais;
Cultura Afro brasileira, Indígena, Cigana, Mambembes, Gêneros e Diversidade Sexual, Prevenção e uso indevido de drogas, Educação Ambiental, História do Paraná e Agenda 21;
Marco Operacional;
CELEM, Sala de Apoio à Aprendizagem, Sala Multifuncional Tipo I, Estágio não obrigatório e Formação Continuada.
Em sala de aula, procuramos sempre proporcionar um ambiente favorável ao diálogo, ao debate, à exposição de ideias e opiniões, possibilitando a discussão de temáticas importantes para o desenvolvimento da consciência crítica, possibilitando o entendimento da conjuntura política e social, fazendo com que o aluno tome posição frente a essas questões e desenvolva-se como agente transformador da realidade. Agindo desta forma, procuramos desenvolver seres reflexivos, porém, devido às condições estabelecidas pelo sistema educacional e devido à indiferença dos nossos alunos, a falta de perspectiva que resulta no desinteresse e na indisciplina, muitas vezes nossas ações resultam mais numa tentativa de adestrá-los.
Quanto à participação dos alunos, enquanto escola, reconhecemos que os mesmos não são ouvidos e pouco participam das tomadas de decisões e do planejamento de ações. Temos consciência de que precisamos avançar nesse sentido.