Projeto Multidisciplinar

Trabalho realizado com os alunos do 1° ano Ensino Médio

Colégio Estadual Teko de Ñemoingo, de São Miguel do Iguaçu, Ocoy - Oeste do Paraná

Qualidade de vida: Expressão Multidisciplinar

O projeto piloto surgiu com a disciplina de Arte, a qual coordenou toda a introdução para as demais atividades. De forma a enquadrar o conteúdo com os componentes curriculares da cultura indígena, a professora Elisangela (arte) iniciou com uma aula expositiva (data show), sobre a obra de Victor Meireles que retrata a primeira missa realizada no Brasil.

O segundo passo foi a visualização da obra pelos alunos, localizando-os dentro do contexto histórico que se realizou o fato, (obra que marca o descobrimento do Brasil), e momento em que foi realizada a pintura artística, ( isto é, levavam horas para misturar a tinta e dias para a obra ficar pronta, lembrando que os personagem não ficaram todo esse tempo estáticos para serem retratados, e sim, de que a pintura nada mais é do que uma ideia de como teria o acontecido), óleo sobre tela, lembrando da mistura de cores, linhas, luz e sombra, e também da textura, todos esses conteúdos já estudados. 
Em seguida, concretizou-se o registro do conteúdo relatando o fato, o artista e como a obra foi realizada. Realizou-se a colagem das imagens da obra no caderno. Seguiu-se com um debate sobre o que sabiam sobre o fato ocorrido, (descobrimento do Brasil, em data de 1500). Questões debatidas:
• Em que ano ocorreu o descobrimento?
• Como eles imaginavam que era naquela época?
• Os indígenas eram mais felizes ou não; por qual motivo?
• E, como é? O que mudou? Por que mudou?
• O que aconteceu para que ocorresse toda essa mudança?

Depois do debate, a professora apresentou as seguintes questões:
1 - Justifique a afirmativa: "Os historiadores consideram devastadora a destruição da cultura indígena pelo homem "branco", que tentou impor uma cultura que não pertencia às origens indígenas.
2 - A arte indígena apresenta grande preocupação com a beleza corporal, por meio de pinturas, enfeites (furos nas orelhas, narinas etc.). Compare essa preocupação e beleza indígena com a atual, apontando comportamento em relação à estética e aos ornamentos de hoje, (pintura/tatuagem, brinco/ piercing, etc).
3 - Aponte três atitudes da sociedade indígena que, na sua opinião, servem de exemplo pra todo ser humano. Comente-as! (Lembrou-se da questão do lixo).

AULA PRÁTICA da disciplina de Arte (pintura acrílica sobre tela)

• Formação de grupos na sala de aula;
• Cada integrante do grupo realizou um desenho que demonstrasse toda essa transformação da cultura indígena, com até 3 esboços, (cada esboço avaliado como uma tentativa, desafiando sua capacidade, criatividade e interesse em persistir... tentar novamente).
• Após a realização dos desenhos, os integrantes de cada grupo passaram os desenhos para a tela, tendo que harmonizar os quatro desenhos em um só, riscando na tela, relembrando os conteúdos já vistos: proporção, ponto de fuga, figura de fundo, linhas, direção da sombra da luz, textura, cores primarias, secundárias, e principalmente, no que quer transmitir para as pessoas ao desenhar e pintar essa tela (Expressionismo).
• Posteriormente, com o desenho elaborado, foi realizado a pintura com tinta acrílica nas telas, relembrando o conteúdo estudado: proporção, mistura das cores, luz e sombra, etc.
A realização deste trabalho, foi de grande aprendizado, pois, a cada passo realizado da prática é que os alunos foram recordando os conteúdos estudados, em grupo recordavam e comentavam entre eles a forma de pintar de alguns artistas, evidenciando e inovando a cada traço, para que no final tivessem uma obra satisfatória ao seu ponto de vista, e a sua crítica. Crítica esta, escrita cada uma por seu grupo da tela e exposta juntamente com a obra para exposição.

ENCAMINHAMENTO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 

No trabalho realizado com os alunos, podemos observar toda a coordenação motora fina e grossa, desde equilíbrio para segurar os pincéis até a atenção e concentração para realizá-las. Como foi um trabalho de inteira responsabilidade dos alunos em repassar os desenhos realizados em folhas A4 para as telas maiores, foi um ótimo resultado alcançado, já que podemos com certeza afirmar que todos têm suas coordenações motoras bem desenvolvidas.

ENCAMINHAMENTOS DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA:

Objetivos:
• Identificar como o ambiente natural foi demonstrado na pintura e analisar como esse ambiente poderia ser naquele momento no Brasil e como é hoje, após o processo de urbanização.
• Pesquisar sobre o tipo da alimentação indígena na época retratada na pintura e como os alunos estão se alimentando atualmente, bem como reconhecer as doenças que acometem as pessoas por causa da má alimentação.
Atividade:
1) Desenhar no caderno e descrever as principais características do ambiente natural em 1500 e atualmente, realizando um quadro comparativo.
Ambiente natural em 1500 Ambiente natural atual

Principais características Principais características

2) Buscar uma pesquisa com as pessoas mais idosas da aldeia para saber quais eram os alimentos utilizados pelos antigos indígenas Guarani. E hoje na aldeia, quais alimentos são consumidos? São alimentos saudáveis?
3) Com base na pesquisa realizada com os pais, procure na Internet por meio de pesquisa os tipos de nutrientes (substâncias orgânicas e minerais) que estão presentes nos alimentos de antigamente até atualmente, descrevendo os benefícios para o organismo.
4) Buscar na Internet e confeccionar cartazes em grupo de 3 pessoas sobre as doenças seguintes: Gastrite, Diabetes, Obesidade, Colesterol elevado, Hipertensão. Em seguida, os discentes deverão apresentar aos demais colegas.

ENCAMINHAMENTOS DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA:

Correção dos registros realizados sobre as pinturas que retratam a realidade dos indígenas.
Pesquisa com membros da família e primeiros moradores da aldeia referente ao contexto histórico local.
Produção de pequenos textos e frases a serem pirografadas em bancos construídos com madeira retirada do lago de Itaipu.