Projeto interdisciplinar - Hábitos Alimentares

CADERNO IV - ÁREAS DE CONHECIMENTOS E INTEGRAÇÃO
                             CURRICULAR

EDUCAÇÃO ALIMENTAR   E  NUTRICIONAL  EM  UMA PERSPECTIVA  INOVADORA

PROJETO INTERDISCIPLINAR: SEMANA DA ALIMENTAÇÃO

 

MATELÂNDIA – PR
2014

 

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Professores: Ivete Maria Dall Agnol Lucchese, Inajara Pinto Dutra, André Rhoden Rocatelli, Marinês Aparecida Possatto, Neorilde Silvania Peroza Petsch, Jaqueline Calabresi e Inês Barbosa Fraga.
Áreas: Biologia, Português, Filosofia, Matemática, Geografia e Artes.
NRE: Foz do Iguaçu
Colégio Estadual do Campo Rui Barbosa -  Matelândia
Público objeto da intervenção: Alunos de Ensino Médio.

 

TEMA GERAL: Hábitos Alimentares

 

TEMA ESPECÍFICO: Importância dos bons hábitos alimentares para um a vida saudável

 

JUSTIFICATIVA 

Tal como o aluno aprende na escola os conhecimentos científicos e os hábitos sociais que lhe permitirão enfrentar os problemas da vida na comunidade, também deve aprender a adquirir os conhecimentos e os hábitos de saúde, que lhe permitirão alcançar o maior grau possível de saúde, física, mental e social (SANMARTI, 1988, apud PRECIOSO 2004). A escola exerce uma grande influência sobre as crianças e os adolescentes, contribuindo enormemente para a formação de seus valores. Ela representa o lugar ideal para o desenvolvimento de programas que visam a promoção da saúde, pois quando desenvolvido na escola os programas passam a atingir alunos, pais professores e comunidade em geral. Esse espaço de convivência escolar torna-se relevante para mudanças de hábitos alimentares, pois estamos participando na construção do conhecimento do indivíduo estimulando-o a assumir atitudes mais saudáveis para viver hoje e no futuro.

 

OBJETIVO GERAL
Desenvolver um estudo no âmbito escolar sobre a prática da alimentação racional, oportunizando acesso dos alunos a informações sobre alimentação equilibrada e, sobretudo, levando conhecimentos sobre educação alimentar saudável, por meio de intervenções educativas e nutricionais que levam os alunos a se interessarem por uma alimentação nutritiva e variada, orientando os devidos valores nutritivos dos alimentos e suas respectivas reações no desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conscientizar os alunos sobre a importância de se alimentarem de forma correta, afim de corrigir ou minimizar os problemas de saúde presentes na comunidade escolar, visando diminuir os fatores de risco para muitas doenças.
- Fazer um estudo sobre a quantidade e a qualidade dos alimentos que são ingeridos pelos alunos cotidianamente e comparar os valores nutricionais destes alimentos com os valores considerados ideais para a sua idade e sexo.
- Estimular a alimentação saudável nos alunos buscando a promoção de hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis, como prevenção ao aumento dos casos de obesidade e de doenças crônico-degenerativas na infância, e na adolescência.
- Criar atividades em que o educando possa ser um multiplicador de conceitos e práticas de alimentação e nutrição envolvendo toda a comunidade escolar (educadores, alunos e pais/responsáveis).
- Proporcionar a construção da consciência de como se alimentar de maneira adequada, econômica e saudável e multiplicá-los à família.

METODOLOGIA
O presente projeto será realizado no Colégio Estadual do Campo Rui Barbosa, no município de Matelândia – PR.  A aplicação do mesmo  será com as turmas  do Ensino Médio , envolvendo adolescentes de ambos os sexos, cujo nível sócio econômico é variável e que possuem pouco acesso a informação. Trata-se de uma turma heterogênea oriunda do interior  do município.
No início dos trabalhos os adolescentes serão informados dos propósitos da pesquisa e da importância de sua participação. Para introduzir o tema “hábitos alimentares” serão apresentadas aulas expositivas, complementadas por vídeos visando despertar a curiosidade e motivar o desejo de pesquisa. Através de um questionário previamente elaborado e aplicado à turma, será feita a coleta de dados que irá apontar os hábitos alimentares dos adolescentes, identificando os ali¬mentos mais consumidos, preferidos e rejeitados; verificando a freqüência semanal das refeições realizadas; identificando suas principais fontes de informação sobre alimentação, o grau de influência que as diferentes pessoas do convívio do adolescente apresentam sobre suas escolhas alimentares e determinando a freqüência do contexto em que o adolescente alimenta-se em relação à companhia e lugar. A pesquisa deverá determinar os alimentos mais comuns na alimentação dos alunos, suas classificações, quantidades de carboidratos, lipídios, glicídios, proteínas, vitaminas e sais minerais. Como forma de finalizar esta etapa apresentaremos, como proposta de trabalho, a elaboração de textos e acrósticos sobre a importância da alimentação saudável, além da construção de uma pirâmide alimentar para exposição no saguão do colégio.
De posse dos dados coletados, os resultados serão tabulados e, no laboratório de informática, serão elaborados gráficos correspondentes às informações coletadas que irão nortear nosso trabalho. Através de aulas expositivas serão abordados os macro e micronutrientes dos alimentos, bem como suas funções e informações sobre onde são encontrados e qual a proporção indicada para sua ingestão de forma que os estudantes tenham conhecimento sobre alimentação saudável e sem prejuízos a saúde.
A partir destas informações os alunos assistirão ao filme o Professor Aloprado, que conta a história de um professor universitário e sua luta constante contra o excesso de peso, promovendo experiências na tentativa de descobrir uma fórmula mágica para emagrecer.
Para complementar o trabalho, propomos palestra de uma nutricionista, assim coma a discussão do filme com a intenção de colocar em cheque as fórmulas mágicas mostradas pela mídia como recurso para perda de peso e os agravos a saúde que a má alimentação proporciona.
O próximo passo será a Avaliação Antropométrica da turma, através do Índice de Massa Corporal (IMC) e classificados de acordo com o sexo e idade pela World Health Organization (1995). A intenção é informar aos alunos seu estado nutricional e orientá-los em relação a seu comportamento alimentar, buscando corrigir os erros encontrados. A partir dos resultados criar na escola murais educativos com temas específicos sobre nutrição, como, por exemplo, alimentos diet/light (o que são e quando devem ser consumidos), dietas da moda (quais são, porque não funcionam a longo prazo e porque não são saudáveis), fórmulas mágicas que prometem o emagrecimento rápido e suas conseqüências, assim também sobre como deve ser uma alimentação saudável e equilibrada.
O trabalho também abrirá oportunidade para visitas a supermercados para comparar preços de alimentos saudáveis e não saudáveis (verduras, legumes, frutas / biscoitos, refrigerantes, etc.) com apresentação dos resultados aos colegas, explicando a importância da relação custo–benefício na compra de alimentos preferências alimentares, além de reflexão sobre a produção, reutilização do lixo produzido por um e por outro tipo de alimento. Além disso, está prática proporcionará ações como:
a) Trabalhar rótulos de embalagens de alimentos conhecendo as consequências dos aditivos químicos quando o consumo de alimentos industrializados é indiscriminado; montagem de mural com a informação de cada alimento;
b) Pesquisar o valor calórico dos principais alimentos consumidos e elaborar cardápios de acordo com as necessidades calóricas levando-se em conta a idade e sexo;
c) Confeccionar painéis com alimentos que forneçam satisfação pessoal (prazer) fatores de risco e alternativa para o consumo do mesmo;
d) Afixar cartazes mostrando alimentos naturais e industrializados, utilizando colagens de panfletos de supermercado;
e) Coletar e discutir informações a respeito da alimentação oferecida na escola e planejar ações referentes ao assunto;
f) Emitir opiniões com argumentos, ler e interpretar uma imagem, ouvir diferentes opiniões, criar a partir de observações e informações coletadas, produzir e analisar anúncios (propaganda de alimentos);
g) Levantamento de casos de doenças nos familiares como provável conseqüência de maus hábitos alimentares (Através de questionário);
h) Reunião com os familiares e exposição da pesquisa realizada e palestra de orientação nutricional (nutricionista);
i) Criação de teatro, músicas (paródias) sobre alimentação saudável;
j) Serão trabalhados a construção de rostos com frutas, verduras e legumes a partir de colagem e desenhos produzidos pelos alunos dentro das poéticas das obras de Arcimboldo.

k)Será desenvolvido o concurso de melhor Slogan referente a alimentação saudável;
   os alunos  farão grupos e elaborarão uma propaganda gravada em vídeo para ser          vinculada na internet destacando a importância da alimentação saudável para a vida do ser humano.

É importante ressaltar que as atividades acima elencadas devem ser realizadas de acordo com a disponibilidade de tempo, sendo possível a opção por uma ou outra atividade.
Para concluir o projeto e como forma de proporcionar maior envolvimento dos alunos e comunidade escolar, o projeto proporcionará um espaço no qual seja possível oferecer a degustação de alimentos saudáveis (lanches), porém não muito consumidos pelas crianças e jovens, como alguns tipos de legumes, frutas e sucos, apresentando seus respectivos valores nutricionais e livreto com suas respectivas receitas. Da mesma forma, como ponto culminante do projeto, os alunos deverão orientar colegas, professores e comunidade sobre “hábitos alimentares” fazendo a entrega de Folder especialmente produzido no decorrer do projeto, reunindo informações como: pirâmide alimentar, orientações sobre a Avaliação Antropométrica, através do Índice de Massa Corporal (IMC), riscos de uma má alimentação, alimentos ricos em saúde e fotos que ilustrem o desenvolvimento do projeto.

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

ALBANO, R. D. & SOUZA, S. Estado nutricional de adolescentes: “risco de sobrepeso” e “sobrepeso” em uma escola pública do Município de São Paulo. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 941-947, jul-ago, 2001. Disponível: http://www.scielo.br/pdf/csp/v17n4/5300.pdf acesso 30 set. 09 21:27
ANTA, R. M. O.; CARVAJALES, P. A.; MARCOS, A. M. R; SOBALER, A. M. L.; SOBRADO, R. R. R.; GONZÁLEZ-FERNÁNDEZ, M. Hábitos alimentares y ingesta de energia y nutrientes em adolescentes com sobrepeso en comparación com los de peso normal. Análes Españoles de Pediatria, Madrid, v. 44, n. 3, p. 203-208, 1996.
BRASIL. Ministério da Saúde. Prevenir é sempre melhor. Brasília: Ministério da Saúde, 2000.
FISBERG, M. et al. Hábitos alimentares na adolescencia. In: Atualização Científica em Nutrição: nutrição da criança e do adolescente. Porto Alegre: Atheneu; 2002. p.66-93.
FURTADO, Emerson Marcos. Material Didático Positivo. Curitiba: Positivo, 2007
GAMBARDELLA, A.M.D.; FRUTUOSO, M.F.P.; FRANCH, C. Prática alimentar de adolescentes, 1999. Disponível em <http://www.scielo.org/index.php?lang=pt> Acesso em: 30/09/2009 20:42
GANDRA, F. R. et al. O dia a dia do professor: afetividade, sexualidade e drogas. Belo Horizonte: Fapi ,2002
PAULINO, W.R. Biologia: citologia e histologia. São Paulo: Ática, 2007. p.57
PÉREZ-RODRIGO, C.; ARANCETA, J. School-based nutrition education: lessons
PRECIOSO, José Alberto G. Algumas estratégias de âmbito intra e extra-curricular para promover e educar para a prática de uma alimentação racional. Revista Portuguesa de Educação, Lisboa: 1992
___________Educação para a saúde na escola, um direito dos alunos que urge satisfazer. Revista Professor nº 85, pp.17-24, Lisboa, 2004
TONIAL, S.R. Desnutrição e Obesidade: faces contraditórias na miséria e na abundância. Série: Publicações Científicas do Instituto Materno Infantil de Pernambuco, Recife: IMIP, n.2, 180 p, 2001.

ANEXOS

QUESTIONÁRIO: PESQUISA DE HÁBITOS ALIMENTARES

Data da entrevista:____/____/____ 
Nome do entrevistador:___________________          

1) Idade: ______ anos 

2) Peso: ______kg       3) Altura: _____m     

4) Sexo:     (  ) masculino      (  ) feminino

5) Naturalidade: ______________________           

6) Bairro em que mora:___________________  

7) Grau de escolaridade:  
(  ) analfabeto          (  ) fundamental completo          (  )  médio completo            
(  ) superior completo      

8) Ocupação/ Oficio: ___________________          

9)  (   ) empregado      (  ) desempregado       
(  ) trabalho temporário

10) Quantas refeições/lanches você faz por dia 
(   ) uma       (   ) duas      (   ) três      
(   ) quatro       (   ) cinco     (   ) outro:..........

11) Faz lanche entre as refeições:  
(   ) sim     (   ) não

12) Se sim, qual é o seu lanche:...............................................................................................

13) Faz atividades físicas com freqüência?    
(   ) sim     (   ) não  

14) Se sim, que atividade física realiza?
.........................................................................

15) A renda familiar (líquida) esta em torno de?
(  ) até 500          (  ) de 501 a 1000       
(  ) de 1001 a 1500     (  ) de 1501 a 2000      
(  ) de 2001 a 2500       (  ) de 2501 a 3000  
(  ) de 3001 a 3500      (  ) de 3501 a 4000    
(  ) de 4001 a 4500      (  ) de 4501 a 5000   
(  ) de 5001 a 5500      (  ) de 5501 a 6000  
(  ) mais de 6000

16) Quantas pessoas moram em sua residência junto com você?
(    )  1    (     ) 2            (    ) 3           (   )  4          (   ) 5      (   ) outra quantidade ...........

17) Sua residência tem:
a) água encanada       (   ) sim       (  ) não            b) esgoto de rede         (   ) sim       (  ) não
c) coleta de lixo         (   ) sim       (  ) não             d) energia elétrica      (   ) sim       (  ) não

18) Você sabe o que é reaproveitamento alimentar:       (   ) sim        (  ) não

19) Você pratica o reaproveitamento alimentar:            (   ) sim        (  ) não

20) Se sim, cite dois alimentos que você re-aproveita: 
(1) .................................  
(2) ..........................................

21) Qual o valor médio, em Reais, que você gasta com alimentação por mês:      ................... Reais

22) Já aprendeu, teve aulas ou assistiu algum curso sobre a importância dos alimentos e a alimentação para a saúde?
(   ) Sim       (   ) Não            Se sim, qual? :.........................................................................

23) Qual é a quantidade de água, em média, que você bebe por dia, em litros?    
R: ..................... litros

24) Você bebe refrigerante:          
(  ) Nunca         (  ) só em festas          (  ) só nos finais de semana            (  ) todo dia

25) Atualmente faz dieta?  (  ) sim       (  ) não       29) Se sim:  (  ) por conta própria  
(  ) acompanhada por um especialista

26) Você já consultou um nutricionista?  
(  ) sim       (  ) não                           

27) Você controla o sal?   (  ) sim      (  ) não

28) Você consome em geral produtos:      
(  ) Diet         (  ) Light         (  ) só normais         (  ) todos sem distinção

29) Marque com um “x” na tabela que segue, com relação ao consumo dos alimentos
Tipo Não consome 1 vez por semana 3 vezes por semana 5 vezes por semana todo dia
Frutas, verduras    
Carnes vermelhas    
Frituras    
Doces    
Carnes brancas    
Massas, batatas