Projeto Educação Alimentar
COLÉGIO ESTADUAL BEATRIZ FARIA ANSAY
PROJETO ALIMENTOS SAUDÁVEIS E A TECNOLOGIA INTEGRADA AO CURRÍCULO ESCOLAR
CURSISTAS SISMÉDIO/2014
VALTEMIR APARECIDO DA SILVA
NEUSA ODETE ALLEBRANDT PEITER
LUCIANNE EBERT
ADEMIR VOLPATO
CURITIBA
2014
Educação alimentar é Saúde
“Educação e Saúde são aspectos diferentes duma só realidade”
Nazaré Ribeiro
Apresentação
A educação e saúde sempre foram temas principais nas políticas públicas por serem amplamente reconhecidas como necessidades básicas e universais do ser humano.
Atualmente a ideia de educar para uma vida saudável se ampliou bastante, pois é consenso geral que são condições necessárias para que sujeitos e comunidades sejam mais saudáveis, não dependem unicamente do indivíduo recebendo informações sobre cuidados com o corpo e tendo acesso a tratamentos médico e odontológico.
A escola precisa tratar a “Saúde” como um tema transversal e multidisciplinar, de modo que abordagem dessa questão torne-se parte obrigatória de todas as disciplinas.
Isso faz com que o educador seja o mediador entre aluno/família, renovando e incentivando o interesse em se praticar hábitos entre os que contribuam para uma vida saudável.
Dessa forma, baseando-se nessas questões “Projeto: Alimentos Saudáveis e a Tecnologia Integrada ao Currículo Escolar” foi formato para desenvolver ações voltadas para a conscientização e esclarecimento da comunidade escolar, visando uma melhor qualidade de vida, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde, as quais serão desenvolvidas ao longo deste ano.
Público Alvo
O projeto tem como público-alvo os alunos do Colégio Estadual Beatriz Faria Ansay, juntamente toda comunidade escolar (pais, professores, equipe pedagógica, direção e funcionários).
Objetivo Geral
Conscientizar os alunos para o direito à saúde, sensibilizando lhes para a busca permanente da compreensão de seus determinantes e capacitá-los para a utilização de medidas práticas de promoção, proteção e recuperação da saúde.
Objetivos Específicos
• Enriquecer o currículo escolar com atividades práticas e teóricas sobre o tema saúde;
• Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de higiene;
• Discutir as formas de higiene corporal, bucal, alimentar, ambiental;
• Incentivar a doção de práticas de alimentação saudável e de atividades físicas;
• Promover atividades que contribuam para preservação do meio ambiente;
• Identificar os tipos de doenças mais comuns relacionadas a promoção de saúde em nosso município e como combatê-las;
• Trabalhar as tecnologias nas disciplinas do ensino médio.
Contextualização
A alimentação para o ser humano sempre foi mais que saciar sua fome. Quando se trata de uma criança, nossa responsabilidade é mais do que variação de cardápios, ela se torna um dever de conscientização e formação de novos adultos sadios. A escola junto com a família tem o dever de formar cidadãos mais conscientes. Valores como respeito, amor, ética, cooperação, sociabilidade, consciência ecológica, integridade e amizade são importantes, mas aliados a todos esses valores deve estar a “tecnologia” na boa alimentação.
Crianças que não se alimentam adequadamente correm o risco de desenvolver doenças crônicas como diabetes, obesidade, hipertensão entre outras. Mais do que uma simples moda ditada pelos corpos perfeitos, o lanche saudável representa uma mudança de hábito necessária para evitar a obesidade infanto-juvenil, prevenindo também o surgimento do diabetes nos adolescentes. Pesquisas mundiais revelam que os hábitos alimentares sofreram uma mudança significativa com o aumento do consumo de alimentos com excesso de gorduras e sódio, alto consumo de bebidas gaseificadas e com alto teor de açúcar, bem como o baixo consumo de frutas e hortaliças. Um dos fatores contribuintes para essa mudança de hábitos foi a industrialização dos alimentos e o crescimento das redes de “fast food”. Mas como convencer as crianças e adolescentes a praticarem hábitos alimentares saudáveis? Como fazer do lanche um momento agradável, sem fazer a criança e adolescente sentir-se diferente dos outros colegas?
A escola Beatriz Faria Ansay, através da concretização de um sonho, da necessidade de realizar algo significativo e oferecer uma proposta inovadora em termos de educação,um grupo de professores, sob a direção de Manoel Pereira, aceitou o desafio de romper a barreira de um modelo “tradicionalista” de educação, cujos maiores valores eram a obediência e a decoração de conteúdos. A escola se fortaleceu atuando com comprometimento nos processos de crescimento da sociedade. Fundamentada na proposta de proporcionar uma educação que torne o ser verdadeiramente humano, a escola desenvolveu um projeto de promoção dos valores Humanos, trabalhando o que se chamou as três ecologias: Pessoal, Social e Ambiental.
Diante deste panorama, a escola desenvolveu em 2014 o “Projeto Alimentos Saudáveis e a Tecnologia Integrada ao Currículo Escolar” e a tecnologia integrando as disciplinas, cujo objetivo foi conscientizar seus alunos, familiares e equipe da importância de se praticar uma alimentação saudável e da busca da manutenção destes hábitos alimentares.
Na Biologia
“Problemas de saúde”
Para 27%, a hipertensão é a principal dessas doenças. Mas outras, como diabete, problemas nas articulações e depressão, também costumam acometer essas pessoas.
Em 15% das casas visitadas pelos pesquisadores, seus moradores afirmam fazer algum tipo de dieta. Os motivos mais citados para a restrição alimentar são a hipertensão, diabete e doenças cardíacas. Esses dados mostram que alguma coisa tem de ser feita, pois, lá na ponta o único tratamento para a obesidade mórbida é a cirurgia, que não é isenta de riscos, afirmar de acordo com a associação médica de cirurgia bariátrica, pode ter até 1,5% de risco de morte. Os gastos com saúde acompanham os estágios da obesidade. Enquanto uma pessoa com peso considerado normal gasta por ano cerca de R$750,00 com remédios e consultas, esse valor sobe para R$ 1047,00 para obesos chegando á R$ 1,8 mil os obesos mórbidos. Além das doenças e gastos associados a problemas para essas pessoas.
Proposta de atividades: Reúna-se com seu colega de grupo e, sob orientação do professor, realizar um seminário. Apresentado argumentações.
Em Português
Proposta de atividades: Reúna-se com seu colega de grupo e, sob orientação do professor, realizar um seminário. Apresentado argumentações.
Na Matemática
Proposta de atividades :Analisar o gráfico “Na balança”, e promover um seminário dos resultados e soluções a curto e longo prazo.
Na Química e Ed. Física
Proposta de atividades :Reunir os grupos e calcular o IMC dos alunos do colégio, apresentado dietas alternativas para cada grupo de alunos.
Procedimentos Metodológicos
O Projeto: Alimentos Saudáveis e a Tecnologia Integrada ao Currículo Escolar, será desenvolvido pela comunidade escolar do colégio Beatriz Faria Ansay, com a participação de profissionais da área da saúde, através de ações a serem desenvolvidas durante o período letivo de fevereiro a novembro de 2014, seguindo o Projeto Politico-Pedagógico (PPP) da escola. Estas ações têm como objetivo integrar as tecnologias ao processo educacional, visando assim o desenvolvimento de uma aprendizagem mais dinâmica e inovadora.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES REALIZADAS
Colégio Estadual Beatriz Faria Ansay
2014
MESES ATIVIDADES PROPOSTAS PARTICIPANTES
(ENS MED)
FEVEREIRO Formatação do projeto. 3ºA
MARÇO Composição das equipes de alunos. 3ºA
ABRIL Palestras informativas. 3ºA
MAIO/JUNHO Início das tarefas (mudanças nos hábitos alimentares). 3ºA
JULHO Andamento dos projetos. 3ºA
AGOSTO Pesquisa de análise de acompanhamento. 3ºA
SETEMBRO Conscientização do propósito do projeto. 3ºA
OUTUBRO Visitas agendadas: fast-food e a uma horta comunitária. 3ºA
NOVEMBRO Resultado final. 3ºA
Justificativa
A Educação não pode ser pensada com a simples visão reducionista de ensino a ler e escrever, que garante a formação profissional. A escola precisa se comprometer com a cidadania, formando seres humanos plenos e pensantes.
De acordo com Salera Jr.(2011) a educação eficaz é aquela em que favorece a formação de cidadão crítico e bem informado, que tenha habilidades e competência diversas para agir de forma eficiente em defesa da vida. Por isso, a Escola deve criar estratégias que viabilizem e envolvam toda sociedade nas questões que tratam da promoção da saúde pública.
Projeto: Alimentos Saudáveis e a Tecnologia Integrada ao Currículo Escolar, é uma proposta e garante uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida, visto que o mesmo propõe aos alunos uma educação de qualidade que estimula o desenvolvimento de práticas de promoção de saúde que englobam conhecimento, habilidades para vida, tomada de decisão, atitudes e construção de ambiente favorável á saúde. Ao educar para a saúde, contribuímos de forma decisiva para formação de cidadãos capazes de atuar em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e da coletividade. Assim, acreditamos que o Projeto: Alimentos Saudáveis e a Tecnologia Integrada ao Currículo Escolar, irá contribuir para prevenção, promoção e melhoria na qualidade de vida de nossos alunos.
Referências
• Buss, Paulo Marchiori. Promoção e educação em saúde no ambiente da Escola de Governo em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública.
• O Estado de S. Paulo, 5/1/2008.p.A15
• Vida Simples, nº47. EditoraAbril
• Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.
• Profuncionário –Brasilia
• Salera Junior, Giovani. Projeto saúde na Escola.
• Ministério da saúde
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