Projeto de Pesquisa - Caderno III - Etapa II - DROGAS

PACTO NACIONAO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO

Colégio estadual João Gueno

FRANCIS EDER RIBEIRO DA SILVA
GABRIELA DE MENEZES CORTELLETE
JAQUELINE ELIZE PEREIRA
JESSICA BORIM
JUREMA MACIEL GONCALVES TORQUES
LUIZ NETO DOS SANTOS
MELISSA ANDREA DE OLIVEIRA PORTUGAL
MIRIANE DE MIRANDA
OSNI GUSTAVO DE ASSIS FAGUNDES
RAFAEL RIBEIRO DA SILVA
VANESSA MELINA COTRIM

 

Caderno III – Ciências humanas

 

 

 

 

COLOMBO - PR
2015
No cotidiano escolar, o educador se depara com diversas questões sociais e culturais que adentram os portões da escola e influenciam diretamente no processo de ensino/aprendizagem. Neste sentido, cabe ao professor buscar um diálogo com os alunos e apresentar diversos pontos de vistas e exclamações sobre determinados assuntos.
Se analisarmos a comunidade nossa comunidade escolar, podemos perceber que um dos assuntos que mais interfere no meio é as drogas, uma vez que na localidade onde a escola está situada a questão está diretamente presente no macrocosmo social, sendo transferida para o ambiente escolar.
Sendo assim, a necessidade de se trabalhar com este tema apresenta-se de uma forma extremamente importante para a construção de um diálogo entre educador e educando, no sentido de estabelecer um melhor relacionamento entre a escola e a comunidade escolar.
Projeto elaborado pelos professores do Colégio Estadual João Gueno.

Tema: Drogas.
Tempo para implementação: Um trimestre letivo. 
Objetivos gerais: Uma vez que a comunidade escolar sofre com este assunto, o principal objetivo do projeto é esclarecer os educandos com relação aos malefícios que o consumo e a relação com as drogas e sua comercialização podem causar na vida de cada individuo.
Objetivos específicos: Transmitir para os educandos questões sociais e de saúde pública onde as drogas interferem diretamente, tais como:
• Na vida pessoal.
• Profissional.
• Estudantil/intelectual.
• No meio social.

Desenvolvimento metodológico:

Primeiramente um estudo de caso será realizado, através de uma sondagem para a quantidade de alunos que possuem contato e até mesmo praticam consumo de determinadas drogas ilícitas. Neste primeiro passo, o contato com a comunidade escolar se apresenta de uma forma extremamente importante, para assim entendermos algumas questões que possam explicar o contato do aluno com as questões problematizadoras.
Neste momento, de uma forma interdisciplinar algumas questões poderão ser levantadas em cada área específica da seguinte forma:

- Química: Composição das drogas elencadas pelos alunos
- Biologia/Educação Física: Efeitos dessas drogas e a relação de dependência
- Física: Reflexo motor
-Filosofia/Sociologia: Reflexão sobre questões sociais, familiares e econômicas
- História: Conflitos ocasionadas pela comercialização, e questões econômicas relacionada às drogas.
- Língua Portuguesa: Estudo do gênero e entrevistas de usuários, análise de filmes e literária.
- Geografia: Locais de produção e rota do tráfico
- Matemática: Estudos estatísticos sobre o tema.

Recursos didáticos:
A utilização de mídias (jornais, revistas, televisão e internet) se apresenta como um dos principais recursos didáticos para a implementação do projeto, porém cada professor de sua área específica pode utilizar o recurso que for necessário como:
-laboratório de informática,
-Data Show,
- Aulas de campo,
-Vídeos,
-Música.
Critérios avaliativos:
Os critérios avaliativos podem ser os mais variados possíveis, partindo desde estudos de caso em forma de trabalhos escritos, apresentação de seminários, debates a avaliações dissertativas e objetivas.

Referencial teórico / bibliografia:

RUPP, I. A educação em tempos de tráfico, violência e consumismo. In: CLEBSCH, Júlio (Org.). Educação 2010: as mais importantes tendências na visão dos mais importantes educadores. Curitiba, Multiverso, 2010

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná; Superintendência da Educação; Diretoria de Políticas e Programas Educacionais; Coordenação de Desafios Educacionais Contemporâneos. Prevenção ao uso indevido de drogas. Curitiba: SEED – Pr., 2008. (Cadernos temáticos dos desafios educacionais contemporâneos, 3)

SEIDEL, E.; LEITE, L. F.; SUDBRACK, M. F. Prevenção do uso de drogas para educadores de escolas públicas: construindo o projeto de prevenção do uso de drogas nas escolas: caderno de orientações. Brasília: Movimento, 2012.