Projeto de Educação Ambiental "MANGUE PARNANGUARA"

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Projeto de Educação Ambiental "MANGUE PARNANGUARA"

1. APRESENTAÇÃO
O tema “MANGUE PARNANGUARA” apresenta a comunidade escolar, o que é o mangue, sua função no Ecossistema e, principalmente a devastação gradativa que ocorre nesses locais de berçários marinho.

O que é o Mangue?
O mangue é uma formação litorânea que se estende por toda a orla marítima e aparece em desaguadouros bastante planos de rios, apresentando um trecho meândrico característico (são rios sinuosos). Ele é comum nas reentrâncias da costa parnanguara, como em baias e estuários. No mangue, o relevo baixo e plano favorece a entrada de água salgada. Quando a maré está baixa a água doce do rio prevalece, mas quando a maré sobe a água do mar se mistura com a água doce tornando-a salobra. Por causa dessa dinâmica, a vegetação é chamada de halófila, que nada mais é do que plantas que se adaptam à variação de sal na água e no solo. Neste ecossistema também encontramos grande número de pneumatóforas (plantas que respiram pelas raízes). As áreas planas do mangue acumulam muitos sedimentos orgânicos e a presença de oxigênio é pequena, resultando na eliminação de um cheiro característico para a atmosfera, que possui um odor, às vezes, forte. Este cheiro incomoda algumas pessoas que vêem no mangue um lugar inadequado para viverem, transformando-os em lixões ou aterrando-os. O solo lodoso dificulta a fixação das plantas (árvores e arbustos), por isso elas apresentam raízes-escoras ou aéreas. Características do mangue vermelho, as raízes se aprofundam na lama até conseguirem se firmar para suportar a entrada das marés altas e as enxurradas dos rios e se prolongam até o ponto um pouco superior ao alcance da maré alta, o que permite a respiração pelas raízes.

Sua importância
Por causa das suas raízes aéreas, o manguezal absorve o impacto das ondas maiores e impedindo que ocorra a retirada de solo e ajudando a evitar a erosão marinha. Além disso, reduz a velocidade das águas fluviais o que aumenta a deposição de sedimentos. Vários peixes e crustáceos marinhos desovam no mangue, pois é um ambiente seguro de predadores (as raízes protegem os animais menores) e com muito alimento, por isso é considerado um verdadeiro berçário marinho. Existem ainda várias espécies de plantas e animais endêmicas dos mangues. É importante ressaltar a comunidade escolar o conhecimento do processo de formação do mangue e sua preservação no ecossistema.

2. PRINCÍPIOS NORTEADORES DA PROPOSTA
A aprendizagem ocorre quando há um significado para o indivíduo, na qual sua estruturação se formaliza pela necessidade do meio. Quando ocorre essa interação com a realidade, o aluno deixa de ser passivo e mecânico nas atividades propostas e, inseri e em contexto mais amplo do conhecimento, ou seja, atribuir um sentido ao que se aprende. Segundo Coll e Solé (1998), aprendemos quando somos capazes de elaborar uma representação pessoal sobre um objeto da realidade ou conteúdo que pretendemos aprender. O tema “MANGUE PARNANGUARA” representa esta realidade, pois a região de Paranaguá está localizada em uma baía que forma este tipo de vegetação e a degradação estão ocorrendo por dois fatores importantes: a ocupação humana e a os vazamentos tóxicos de empresas fertilizantes. Tanto a ocupação humana como o vazamento de poluentes tóxicos aumentam o assoreamento dos rios, provocando a derrubada da vegetação e consequentemente, a morte da vida marinha. Cabe a escola apresentar aos alunos o real significado de conhecer para preservar e proteger.

3. OBJETIVOS GERAIS 
Incentivar a contemplação da natureza em suas infinitas possibilidades, o qual irá aprofundar o ecossistema “Manguezal”. A fim de estabelecer uma relação harmônica entre o homem e meio ambiente. Propondo assim, experiências que promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na terra.

4. EIXOS NORTEADORES DO TRABALHO PEDAGÓGICO

4.1 – Matemática e suas tecnologias:
 Coletas e levantamento de dados sobre a situação dos manguezais;
 Cálculo de proporções e porcentagem;
 Organização dos dados coletados e resultados em gráficos.

4.2 – Ciências da Natureza:
 Análise do PH da água dos manguezais;
 Conhecendo a química desse ecossistema, pesquisando suas propriedades físico-químicas buscando reconhecer a importância do Manguezal para a manutenção da vida de várias espécies de plantas e animais;
 Enfatizar a preocupação em preservar a riqueza biológica presente nesse ecossistema que contribui para a reprodução de diversas espécies, por isso o projeto busca sensibilizar a comunidade escolar afim de que todos respeitem a época de reprodução dos crustáceos, o que os torna não apropriados para a captura, venda e consumo.

4.3 – Ciências Humanas e suas Tecnologias:
 Ressaltar o grande potencial turístico que o ecossistema manguezal apresenta, chamando a atenção para suas características, interações, valor social e para o intenso processo de degradação, conscientizando a comunidade em geral;
 Observar as variações de fatores ambientais, como temperatura do ar e da água, exposição ao sol, intensidade e frequência dos ventos, taxas de oxigênio intersticial, granulometria do substrato, declive do terreno e ação das ondas. Alguns fatores afetam outros, influenciando-se mutuamente e resultando em ambientes muito dinâmicos;
 Conscientizar as condições propícias para a alimentação, proteção e reprodução de muitas espécies de animais aquáticos, tanto marinhos quanto estuarinos e até mesmo alguns dulcícolas, que necessitam dessas áreas para se reproduzirem durante o seu ciclo biológico e desenvolverem diferentes fases larvais das suas respectivas proles.
4.4 – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias:
 Fazer com que os alunos incorporem o papel do historiador: selecionando, informando e tomando conhecimento dos sujeitos históricos que os rodeiam;
 Fixar adjetivos e substantivos próprios aos alunos, treinando a produção textual, conversando, levantando dados e refletirem sobre o que podem fazer para melhorar a nossa cidade frente a invasão estabelecida ao habitat natural dos manguezais;
 Proporcionar aos alunos um passeio de estudos na orla parnanguara onde poderão conferir a biodiversidade da região;
 Integrar o ensino da língua inglesa às tecnologias de informação e comunicação levando os alunos a construção do conhecimento e o desenvolvimento crítico, aproximando-os de uma ferramenta que possa proporcionar-lhe materiais de pesquisas referente ao contexto apresentado, identificando-os desta forma problemas existentes nas áreas dos manguezais.

5. CONCLUSÃO
O Planejamento é um processo de socialização, organização e coordenação de ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social, a ação de planejar deve ser uma atividade consciente de previsões e ações docentes, fundamentais em opções políticas pedagógicas, e tendo com referência permanente as situações didáticas concretas, ou seja, problemáticas sociais, econômica, política, cultural que envolva a comunidade escolar na interação no processo de ensino. Desta forma, o tema “MANGUE PARNANGUARA” busca conscientizar os alunos na preservação e manutenção desse ecossistema, demonstrando a importância desse habitat natural as futuras gerações.

CURSISTAS:
  Everli Ferreira Andrioli
  Luciana Tavares de Miranda
  Mariza Celestino
  Marly Serafim
  Nadia Regina Teixeira
  Tatiani Ermelina Alves

 

Paranaguá, 08/11/2014.