PROJETO: “ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE: auto(conhecimento) para a vida.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
ETAPA III CADERNO III - CIÊNCIAS DA NATUTEZA
TUTORA - DEIZE LEMOS GARCIA OLIVEIRA
CURSISTAS: CLEUSA M. BARANCELLI, ADILCE FARIA DA SILVA, JOSELI NOVAKI DE PAULA
Obs. Projeto de Redesenho Curricular
No ano de 2014, o Colégio Estadual Victor Bussmann, inscreveu-se no Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI e foi selecionado. Devido aos transtornos no início do ano letivo, somente agora (segundo semestre de 2015) é que se deu inicio a implantação dos projetos. O texto a seguir é uma das propostas de Redesenho Curricular, visando a interdisciplinaridade, na referida instituição.
No colégio Estadual Victor Bussmann, uma das principais causas de evasão escolar, do sexo feminino é a gravidez na adolescência e/ou a decisão precoce de morar junto com seu namorado. A incidência de gravidez na adolescência no município é alta, vista pela Regional da Saúde como motivo de muita preocupação. Partindo desta realidade, vemos que a escola pode e deve ser o local que mais poderá contribuir para a conscientização, reflexão e mudança de atitude nesta fase de transição do ser humano.
Esta proposta segue uma das indicações básicas para implementação do Projeto de Redesenho Curricular (PRC) – alínea “c” p.5 - que propõe desenvolver ações que articulem os conhecimentos à vida dos estudantes, seus contextos e realidade, a fim de atender suas necessidades e expectativas. A disciplina de Sociologia irá desenvolver a proposta entrelaçando o tema: Adolescência e sexualidade: auto(conhecimento) para a vida com o conteúdo estruturante - Direito, Cidadania e Movimentos Sociais, abordando especificamente os Direitos Humanos focado nas seguintes expectativas: Identificar grupos que se encontram em situação de vulnerabilidade em nossa sociedade, problematizando a necessidade de garantia de seus direitos básicos; Perceber as possibilidades e espaços de atuação como atores/sujeitos responsáveis pela conquista e garantia de seus direitos.
Seguindo a proposta de organizar temas a partir de um eixo comum – trabalho, ciência, tecnologia e cultura, notamos que este assunto especifico também relaciona-se com o conteúdo estruturante; Cultura e Indústria Cultural; Identidade que ao ser trabalhado gera as seguintes expectativas: levar o estudante a compreender como as identidades são construídas no contato com a diversidade cultural, étnica, religiosa, de gênero e de orientação sexual, apropriando-se do significado de identidade a fim de adquirir consciência do seu pertencimento. Isso dar-se-á á partir das reflexões, leituras, debates em sala sobre o contexto social em que o jovem de Campo do Tenente vive e atua e como esta realidade reflete na vida do jovem.
JUSTIFICATIVA: Diferentemente do que ocorria há algumas décadas, o exercício da sexualidade e as conversas a respeito desse tema deixaram de ser tabu para a maioria das famílias brasileiras. Além disso, a mídia e a internet são fontes inesgotáveis de informações. Contraditoriamente, não é raro encontrarmos adolescentes e jovens cercados de dúvidas, apesar do acesso fácil à informação. Dessa forma, para iniciar o estudo da sexualidade humana,
Segundo os PCNs, a mídia, nas suas múltiplas manifestações, e com muita força, assume relevante papel, ajudando a moldar visões e comportamentos. Ela veicula imagens eróticas, que estimulam crianças e adolescentes, incrementando a ansiedade e alimentando fantasias sexuais. Também informa, veicula campanhas educativas, que nem sempre são dirigidas e adequadas a esse público. Muitas vezes também moraliza e reforça preconceitos. Ao ser elaborada por crianças e adolescentes, essa mescla de mensagens pode acabar produzindo conceitos e explicações tanto errôneos quanto fantasiosos. (PCN – Orientação Sexual).
Através do projeto, os alunos poderão perceber que, por mais que esse assunto pareça ser exaustivamente abordado, o acesso a fontes confiáveis, tais como materiais indicados pela escola, e a profissionais habilitados, pode ser uma forma de esclarecer dúvidas remanescentes.
O livro paradidático intitulado “Sexo e reprodução” é um material que fornece informações claras e corretas e servirá como material de apoio ao trabalho conduzido pelos professores. Em linguagem clara e objetiva, o autor discute transformações que ocorrem com os adolescentes: desde o surgimento da acne até o consumismo observado nas gerações atuais. Além disso, há espaço para o debate sobre temas como adolescência e iniciação sexual, sempre relacionados ao respeito ao indivíduo e aos valores morais que ele carrega.
Assim, busca-se garantir que os adolescentes adquiram os conhecimentos necessários para que entendam todas as mudanças inerentes à fase da vida que vivenciam. Mais do que isso, busca-se estimular os alunos a analisarem criticamente as implicações, como a gravidez precoce e a aquisição de doenças sexualmente transmissíveis, que o exercício da sexualidade de maneira irresponsável pode acarretar. Por fim, é importante ressaltar que a sexualidade humana deve ser vista além da função de reprodução, mas como algo que compreende muitos sentimentos, principalmente o respeito.
Tendo o paradidático como suporte o professor poderá solicitar a leitura de alguns capítulos antes da aula de sala. Assim, a aula toma ares de discussão e a explicação do professor pode valorizar os aspectos trazidos pelos alunos, explorando a compreensão da leitura. aproveite Debates e palestras serão realizados a partir dos temas como aborto e iniciação sexual, lembrando sempre de inserir valores às discussões. Certamente seus alunos concordarão que a adolescência é um momento de muitas escolhas que podem ter reflexo em toda nossa vida.
AÇÕES:
SOCIOLOGIA: responsável pela aplicação do projeto; Terá como apoio a contratação de palestrantes profissionais do ramo; Terá como material de apoio o livro Sexo e Reprodução do autor Fernando Gewandsznajder; Editora Ática, 2005. O livro paradidático adotado são caracterizados por apresentarem uma história de ficção como abertura do tema de estudo. Assim, por meio da problematização, é possível chamar a atenção dos alunos para a relação existente entre os conceitos técnicos estudados e o cotidiano de cada um.
HISTÓRIA E SOCIOLOGIA: Álbum da vida: Acredita-se que a confecção de um álbum da vida seja uma maneira bastante interessante de trabalhar as mudanças ocorridas durante a adolescência, bem como aspectos relacionados à sexualidade. Sendo assim, sugere-se que cada aluno elabore um álbum, narrando a história da vida dos seus pais, desde a adolescência até a vida adulta. Utilizando fotos cedidas pela família e imagens que podem ser obtidas da internet, os alunos podem apresentar alguns dos hábitos de seus pais quando jovens, comparando-os com os hábitos que eles possuem hoje. Por fim, podem descrever curiosidades relacionadas a sua gestação e parto, bem como as principais mudanças ocorridas durante o seu desenvolvimento, desde a infância até a adolescência.
PORTUGUÊS: No paradidático Sexo e reprodução, o tema é iniciado por meio da apresentação de uma história fictícia em que jovens amigos se veem diante da possibilidade de uma gravidez não planejada. A partir dessa problemática, é possível desenvolver atividades variadas, tais como a representação dessa história por meio de encenações em que grupos de alunos poderiam propor diferentes finais para a história do livro. Além disso, para complementar a atividade e utilizá-la como uma das processuais do trimestre, cada grupo pode ser estimulado a explicar uma medida contraceptiva que poderia ter sido utilizada pelos personagens da história para evitar essa gravidez precoce. Dessa forma, o professor poderia avaliar os conhecimentos dos alunos a respeito dos diferentes métodos contraceptivos.
Elaboração de um gibi, em que os alunos poderiam representar a história do livro, propondo maneiras pelas quais essa gravidez poderia ter sido evitada, bem como as demais consequências que o sexo sem proteção pode trazer às pessoas.
• AÇÃO CONJUNTA COM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO:
Gincana: Realização de uma gincana que tenha por base os conteúdos referentes à sexualidade e à reprodução humana. A gincana poderá ser dividida em duas partes: uma delas poderá ocorrer na própria sala de aula ou na biblioteca da escola e consistirá na resolução de questões relacionadas ao tema estudado. Tais questões poderão ter maior grau de dificuldade, de maneira que as respostas não possam ser simplesmente copiadas de livros, mas que exijam a cooperação entre os diferentes integrantes do grupo. A sugestão é que não sejam utilizados questionários, e sim apenas algumas poucas perguntas que gerem discussões entre os alunos de cada equipe.
A segunda parte da gincana deverá contar com provas e desafios aliados aos conteúdos estudados.
O professor poderá montar um circuito de provas pela escola, sendo que para chegar ao resultado final os alunos deverão responder perguntas acessíveis e que estejam dentro do conteúdo proposto. Desde que bem organizada, a atividade poderá ser utilizada como uma das processuais do trimestre.
MATERIAIS
SERVIÇOS: Palestrantes
Livro (40,00 cada) - GEWANDSZNAJDER, Fernando. Sexo e reprodução. São Paulo: Ática, 2005.
Album
Computador
Tonner
Impressora colorida
Mapas aparelho reprodutivo masculino e feminino
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