Programa Ciências sem Fronteiras terá 5 mil bolsas de pós graduação

Uma boa notícia para a comunidade de estudantes que procuram por bolsas em universidade para pós graduação, o Ministério da Educação garantiu milhares de vagas para pós-graduação - Cinco mil bolsas de pós-graduação! Isso mesmo, o MEC afirma que o Ciência sem Fronteiras terá 5 mil bolsistas na pós-graduação. Ele descarta a hipótese do fim do programa, que já beneficiou milhares de estudantes e comenta que o programa está da mesma forma nas atividades de internacionalização. O projeto promove intercâmbio para alunos de graduação e pós-graduação no exterior com o objetivo de manter contato com os sistemas de outros países. Busca também o recebimento de alunos e pesquisadores do exterior em nosso país para estabelecer parcerias.

O programa Ciências sem Fronteiras

O Ciência sem Fronteiras é um programa que visa a consolidação e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. Tem como iniciadores os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC. Ele funciona como um programa de pós-graduação, seja ele de mestrado, doutorado, pós-doutorado ou atração de jovens cientistas e em 2017 a média de bolsas de estudos serão de 5 mil. Mesmo com problemas financeiros do governo, e dívidas elevadas, os recursos financeiros para assumir os compromissos foram mantidos, para que não prejudicar os estudos de quem já iniciou. Dessa forma, o programa Ciência sem Fronteiras tem seu foco na pós-graduação e atualmente, a Capes discute novas estratégias de internacionalização e apoio as universidades. Possui parcerias com diversas instituições de ensino, programas de intercâmbio e institutos de pesquisa ao redor do mundo e facilita parceiros em cada um dos países do mundo.

Cursos e Bolsas de estudos

No Programa Ciência sem Fronteiras, as áreas contempladas são: Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologias da Informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos Materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação); Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva e Formação de Tecnólogos. Fique por dentro das chamadas e conquiste o mundo pelo Ciência Sem Fronteiras!

Mais detalhes cienciasemfronteiras.gov.br