A arte é a representação simbólica do mundo. A partir do momento que estudamos a arte, compreendemos a forma de pensar, sentir e agir de uma sociedade. A ciência, o trabalho, a cultura e a tecnologia sempre estiveram e ainda estão muito presentes nas obras de arte. Cada vez que analisamos a arte refletimos sobre como as sociedades lidavam e ainda lidam com todas estas áreas. Estes estudos geram posturas mais críticas e conscientes que consequentemente vão influenciar o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura nos dias de hoje.
O professor de hoje deve ser um orientador para a aprendizagem dos conhecimentos. Nossos jovens estudantes tem acesso a uma imensidão de conhecimento por meio das tecnologias. O conhecimento hoje está literalmente na ponta dos dedos. Temos que instiga-los a querer aprender, querer buscar, e orientá-los para isto. A memorização nos dias atuais é desnecessária. Quando os estudantes precisam de alguma informação podem ter acesso a ela em poucos segundos. O que os professores devem fazer e orientá-los em como utilizar todas estas informações para resolver problemas e conflitos da sociedade contemporânea.
Envolver os alunos, para torna-los sujeitos. Fazer com que eles queiram aprender aquilo que será ensinado. Que os alunos compreendam a importância daquele conteúdo. Que o professor esteja atento às necessidades daqueles indivíduos e flexível diante às situações que ocorrem no dia a dia da sala de aula.