PROFESSOR PEDRO ALVES - COLÉGIO OLIVO FRACARO - CASCAVEL/PR - CADERNO 3 - O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO, SEUS SUJEITOS E O DESAFIO DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL

Cascavel, 01 de setembro de 2014. O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO, SEUS SUJEITOS E O DESAFIO DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL. Diário da Temática 3. Reflexão e Ação. Questão 1. p. 17. Trabalho, ciência, tecnologia e cultura estão indissociados do mundo do trabalho. “Compreendidos dessa forma, trabalho, ciência, cultura e tecnologia se instituem como um eixo a partir do qual se pode atribuir sentido a cada componente curricular e a partir do qual se pode conferir significado a cada conceito, a cada teoria, a cada ideia” (MEC- Caderno III, p. 9). Neste sentido, tudo o que ensinamos em sala de aula tem alguma relação com o mundo do trabalho, ou seja, como uma ponte que interliga um ao outro lado do rio, uma relação direta entre teoria e prática, entre educação e trabalho. Diário da Temática 3. Reflexão e Ação. Questão 2. p. 27. Proposições que mais geraram debates: primeira, o trabalho como centralidade; segunda, articulação entre trabalho, ciência, tecnologia e cultura & terceira, entender como na prática, trabalho, ciência, tecnologia e cultura, como relação indissociável, poderão nortear a organização curricular, de modo a compreender o trabalho como princípio educativo. A que se atribui que tenham sido as questões mais polêmicas: 1 – Cotidianamente – entre os docentes – não há a devida clareza sobre o papel que o trabalho ocupa na vida dos jovens/estudantes; 2 – A dificuldade de cada disciplina em articular as quatro frentes dentro da mesma diretriz curricular. Em outras palavras, resistência à mudança; 3 – Esta estruturação teórica está causando espanto para muitos professores, principalmente para profissionais da area de linguagens e ciências exatas e da natureza, com exceções evidentemente. Há professores resistindo à mudança, assim como há professores movendo montanhas favoravelmente às mudanças. Diário da Temática 3. Reflexão e Ação. Questão 3. p. 34-35. As finalidades da Educação Básica são trabalhadas pelos professores ao longo dos anos em sala de aula. Contudo, o Estado não dá todas as condições necessárias para a operacionalização dos objetivos no interior das escolas. Exemplos: porte das escolas; ausência de profissionais como Assistente Social; Psicóloga para dar suporte à Equipe Pedagógica; desinteresse pelos cuidados para com a saúde dos professores. Daquilo que ensino em sala de aula, penso que estamos trabalhando com o objetivo de possibilitar a emancipação dos sujeitos, ao menos no campo teórico. Também estamos contribuindo para a construção do conhecimento dos alunos, rumo ao espaço dos mesmos no mercado de trabalho e em alguns casos, no ensino superior. Diário da Temática 3. Reflexão e Ação. Questão 4. p. 44. Após acesso à proposta curricular de minha escola e do componente curricular o qual atuo e que está presente na referida proposta, é possível dizer que a proposta curricular existente não apresenta muita flexibilidade de mudanças em termos de conteúdos. O que vemos possibilidades de alterações e/ou adequações está na integralização entre temas de estudo e disciplinas, além de um novo formato de trabalho, norteado pelas dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura.