AREAS DE CONHECIMENTO E INTEGRAÇÃO CURRICULAR. Diário da Temática 4. Reflexão e Ação. Questão 1. p. 16-17. A educação alimentar é, dentre outros assuntos, condição de elucidação de dois aspectos, um de ordem científico/prática – o alimento –, e outro de ordem crítico/social – o capitalismo por trás da questão alimentar. Logicamente, precisamos pensar a educação alimentar na ótica integradora. Note-se como o sistema capitalista se apropriou das necessidades físicas de alimentação para expropriar a classe trabalhadora – principalmente –, induzindo esta ao consumismo, tanto que o alimento no modo de produção capitalista não é apenas uma questão de subsistência e manutenção da vida e da saúde, mas de venda e captação de lucros por parte das grandes corporações capitalistas. Isto se exemplifica observando os supermercados, açougues, fast-foods, restaurantes, etc. Com isso, entende-se a necessidade de pensar a educação alimentar no currículo de forma integradora, no entanto, não apenas na esfera do alimento em si, mas nas dimensões histórica e sociocultural, numa perspectiva crítica. Diário da Temática 4. Reflexão e Ação. Questão 2. p. 26-27. Conforme o enunciado da questão, destacamos cada uma das dimensões presentes no texto. Trabalho: o ofício do carpinteiro; ciência: a efetividade da função do grafite; tecnologia: a evolução do grafite em diferentes tempos históricos; cultura: o valor intrínseco da produção cultural expressa pelo trabalho do carpinteiro. Esta temática poderia ser incorporada como material/assuntos a serem discutidos em sala de aula, em especificidades como ‘o mundo do trabalho’, ‘as mudanças de cenários no campo profissional do ponto de vista histórico-cronológico’, ‘matéria-prima e sustentabilidade’, ‘novas tecnologias’, ‘evolução da humanidade’, dentre outros. Em que contexto? Contemporâneo, abordando o homem na sociedade capitalista. Com qual objetivo? Promover o diálogo e a produção do conhecimento científico. Diário da Temática 4. Discussão do filme “A Guerra do Fogo” de Jean-Jacques Annaud (1981). Box Saiba Mais, p. 26-27. Conforme programação encaminhada pela Orientadora do Sismédio na escola, todas as turmas do Ensino Médio Noturno assistiram ao filme “A Guerra do Fogo”. Os encaminhamentos das disciplinas de Filosofia e Sociologia foram sistematizados mediante debate com os alunos, onde apresentaram-se três aspectos específicos a seguir destacados: 1 – Épocas Sociais: em cada período histórico existem características sociais peculiares. Juntamente com estas características específicas, entende-se a evolução da sociedade; 2 – Evolução da mulher na sociedade: a mulher – do tanque, da cozinha, cama, limpeza –, passou por mudanças/transformações que são históricas. No século XXI, olhando para épocas anteriores, pode-se observar que a mulher contemporânea tornou-se equiparada ao homem em vários aspectos. Esta mulher saiu do lar e foi de encontro ao mercado de trabalho, conquistando espaços até então não atingidos; 3 – Invenções: comparações da invenção do fogo, assim como do século XVIII com a invenção da máquina a vapor, bem como do século XXI com o exemplo do chip. Para a época da descoberta do fogo, este fato era da mesma importância que uma das últimas descobertas da virada do século XX para o século XXI.