Considerando a diversidade do Ensino Médio, entende-se que alguns elementos são fundamentais para um currículo. Após a leitura do Caderno III do MEC – O currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral – seguem elementos julgados essenciais: 1 – Centralidade do currículo, dimensão universal e a dimensão local; 2 – Pesquisa como princípio pedagógico; 3 – Trabalhar na construção da emancipação dos estudantes, a formação para a autonomia; 4 – Integração curricular a partir das dimensões do trabalho, da ciência, tecnologia e cultura na prática escolar; 5 – O papel do educador no processo de participação e elaboração curricular; 6 – Qualquer mudança curricular deve começar pelo envolvimento coletivo docente dentro da instituição escolar. Assim, respeitadas as diretrizes curriculares nacionais, estas instituições devem organizar o currículo e desenvolver atividades relacionadas às dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura, visando a atender às necessidades e características sociais, culturais, econômicas e intelectuais dos estudantes; 7 – Antes da perspectiva trabalho, ciência, tecnologia e cultura, a ação educativa centrava-se num caráter propedêutico, dissociado do trabalho. Agora, a escola precisa repensar sua prática numa perspectiva de formação humana integral; 8 – Atualização do PPP – Projeto Político Pedagógico – nas unidades escolares; 9 – Professor como sujeito e protagonista desse novo desenho curricular, representa o reconhecimento a este profissional e uma possibilidade de êxito do projeto a ser construído; 10 – Currículo integrado e tendência à diminuição do trabalho isolado em disciplinas, ou gavetas; 11 – Almeja-se avançar para um currículo plural e inclusivo, que apresente uma perspectiva multi/intercultural e abra espaço para que diferentes etnias, gêneros, faixas etárias e necessidades de aprendizagem além de outras categorias da diversidade sejam efetivamente contempladas. Também após a leitura do Caderno III da SEED/PR, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM) e das Diretrizes Curriculares Orientadoras para a Rede Estadual do Paraná (DCE), citamos os elementos julgados essenciais: a/ O eixo integrador do currículo do Ensino Médio das DCNEM inter-relacionada pelas dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura; b/ A definição das DCNEM pelo trabalho no sentido ontológico como princípio educativo; c/ Definição da pesquisa como princípio pedagógico; d/ A organização disciplinar do currículo – nas Diretrizes Curriculares do Estado – favorecendo as relações interdisciplinares; e/ A opção do Estado do Paraná pela classificação em conteúdos estruturantes, básicos e específicos; f/ A estruturação pedagógica do Estado do Paraná na ordem PPP – Projeto Político Pedagógico, PPC – Proposta Pedagógica Curricular e PTD – Plano de Trabalho Docente. Apesar da quantidade de elementos levantados, entende-se ser todos relevantes, pela importância peculiar de cada tópico, assim como pela relação de interdependência entre as DCNEM e as DCE.