Prof.ª SARA MACIEL DE SOUZA - Colégio Estadual Lindoeste - 28/11/2014 - Reflexão Caderno 6: Avaliação

Prof.ª SARA MACIEL DE SOUZA  - Colégio Estadual Lindoeste  -  28/11/2014
TEMATICA  7  -   AVALIAÇÃO

                                     AÇOES COMPATIVEIS COM AS AVALIAÇOES
                    É fundamental se diferenciar os propósitos de uma avaliação em larga escala da avaliação que se processa no cotidiano da escola. O que não podemos é correr o risco de se pautar o trabalho escolar e, em consequência, a avaliação escolar exclusivamente pelos resultados dessas avaliações. Daí a importância de  estudos e debates que se voltem à análise de como a escola está agindo ou reagindo a essas iniciativas. Se a escola tem garantido o acompanhamento e estímulo ao desenvolvimento dos alunos, levando em conta as diferenças individuais e mesmo de origem de classe social...
                    Com isso o que percebemos é que as ações que visem realmente melhorias na educação,  ações que se pautem em uma educação pública de qualidade deveriam estar mais voltada a se garantir que os alunos “todos” tenham acesso a escolas bem estruturadas, com infraestrutura adequada, com material didático e pedagógico e com profissionais qualificados e valorizados.
                    A responsabilidade sobre os resultados dessas avaliações e as ações necessárias para melhorias na educação deve ser um assunto amplamente discutido, bem como o controle do Estado e aquilo que se ensina e de como se ensina nas escolas públicas. Dessa forma, a avaliação deve ser voltada para o progresso do conhecimento, com mais recursos financeiros à escola, com vistas à ampliação dos programas e  ações de atendimento ao estudante, em todas as etapas da educação, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e aquisição de equipamento s  e recursos tecnológicos digitais para a utilização pedagógica em todo ambiente escolar e não com cortes de verbas aos poucos projetos já existentes.