Prof.ª SARA MACIEL DE SOUZA - Colégio Estadual Lindoeste - 27/10/2014 TEMÁTICA 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA

A escola pública, para elaborar e efetuar uma gestão democrática, de acordo com os preceitos gerais comuns organizados pela administração central da educação (secretarias de educação, delegacias de educação, etc.), e observando as suas especificidades, deve ter maior competência nos recursos humanos e uma ampliação massiva de recursos financeiros. Com a ausência desses dois critérios fundamentais na organização escolar, a autonomia é inexistente. É preciso salientar que determinar sobre os recursos humanos e financeiros é uma condição imprescindível para a consecução do projeto pedagógico. Projeto este compreendido como tomada de consciência dos principais problemas da escola.
Diversas experiências mostram-nos que, participando a comunidade da gestão escolar, o trabalho realizado torna-se menos desgastante para a equipe de direção e há maiores possibilidades de que se consiga mais organização e melhor qualidade nas atividades desenvolvidas. Os órgãos colegiados têm possibilitado a implementação de novas formas de gestão por meio de um modelo de administração coletiva, em que todos participam dos processos decisórios e do acompanhamento, execução e avaliação das ações nas unidades escolares. O que dificulta a participação da comunidade, grande parte é por não dispor de tempo devido às horas trabalhadas e outra por não saber do espaço que tem direito na gestão democrática. Contudo, é perceptível que inúmeros são os obstáculos na integração da comunidade com a escola, principalmente no que diz respeito a recursos financeiros e administrativos.