Prof.ª SARA MACIEL DE SOUZA - Colégio Estadual Lindoeste - 25/11/2014 - TEMÁTICA 7

Diante da diversidade cultural e de diferentes níveis de conhecimentos e de formas diferentes também de interesse de nossos educandos, há uma necessidade que se realize uma profunda discussão na escola a partir dos fundamentos propostos para o ensino e que se discuta de qual modo tais pressupostos dialogam ou poderiam dialogar com o projeto pedagógico e com as práticas curriculares da escola. O objetivo central da organização escolar, significa compreender o trabalho como principio educativo, por meio do trabalho que se podem compreender o processo histórico de produção científica e tecnológica, bem como o desenvolvimento e a apropriação social desses conhecimentos para a transformação das condições naturais da vida e ampliação das capacidades, das potencialidades e dos sentidos humanos. As ações promovidas no espaço escolar visam o desenvolvimento do estudante em todas as áreas do conhecimento, e buscam, a partir da ideia das finalidades, a compreensão do ensino como norteador do conhecimento humano, nas áreas tecnológicas, culturais, de trabalho. Essas ações se direcionam na conquista da autonomia intelectual e moral de nossos  estudantes, e estão devidamente sendo garantidas por meio de projetos iniciais, metodologias, estimulando o desenvolvimento psicomotor, as habilidades física, motora e as diferentes destrezas. Propicia também o domínio do conhecimento cientifico básico nas diferentes áreas, favorecendo a socialização. Entretanto, a garantia desse desenvolvimento intelectual para a autonomia social e moral dos alunos, capacidade para os diversos tipos de linguagens, o incentivo ao gosto pela aprendizagem e o exercício do pensamento crítico vem de encontro com o sistema educacional defasado no qual estamos inseridos, e que, sendo mal interpretado pelos discentes, acaba por se mostrar ineficiente e pouco atrativo, levando grande parte da comunidade escolar a desvalorizar a função educativa em sua vida, e consequentemente, em sua construção como agente da sociedade. Notamos então, que nos últimos anos os jovens apresentam novas necessidades pessoais cada vez mais diversificadas e através de uma roda de diálogo entre os jovens alunos e os professores, buscaremos sugestões que venham ao encontro da organização curricular do ensino médio, na qual será pautada pela compreensão das relações indissociáveis entre trabalho, ciência, tecnologia e cultura.