A avaliação é um dos aspectos do processo pelo qual se concentra o estudo e a análise dos componentes da aprendizagem que deve ocorrer de forma diagnóstica, contínua, permanente, cumulativa, criteriosa e qualitativa.
Neste processo, cabe aos professores propiciar aos alunos, momentos diversificados de avaliação, onde seja possibilitado o diagnóstico do aprendizado em várias ocasiões, como em debates, seminários, trabalhos em grupo e individual, avaliações orais, descritivas, com questões objetivas e subjetivas, dentre outros.
Existem fatores prioritários que deveriam também ser avaliados antes, como: a realidade em que cada escola esta inserida e as condições de cada uma delas, tanto de acesso ao ensino pelos alunos, como a formação e capacitação de seus professores. Não podemos ser avaliados fora da totalidade do contexto histórico e da realidade das nossas relações sociais. A qualidade da educação é um assunto complexo que possui diferentes determinações como: currículo, formação docente, gestão escolar, condições de trabalho, infraestrutura das escolas, condições de vida da população, capital econômico, cultural e social das famílias dos alunos, entorno social da escola, distribuição de renda, violência, entre outros. Portanto, fica claro que seria equivocado utilizar e relacionar exclusivamente a avaliação como a única prática escolar capaz de garantir ou revelar a qualidade do processo de escolarização.