PRODUÇÃO DE VÍDEOS PARA O “III FESTIVAL IMAGENS EMDIÁLOGO”

Durante dois meses foi realizada no Colégio Estadual Professora Alcina Rodrigues Lima, em Itaipu, a oficina de produção de imagens para o “III Festival de Imagens EMDiálogo” realizado por nós da equipe do Observatório Jovem da Universidade Federal Fluminense.
O festival desse ano tinha como tema “Uma Escola Sem Muros”. Nossa proposta foi fazer com que os alunos interagissem com nosso projeto e refletissem acerca do tema proposto. A primeira fase da oficina deu conta de fazer com que os alunos pensassem o tema e em como produziriam os vídeos – gerando uma espécie de identidade visual mentalmente. Em segundo lugar, a tarefa foi passar essas ideias para o papel, elaborando um esquema básico, algo parecido com um roteiro que serviria como guia das filmagens. E, por fim, por em prática tudo o que foi pensado durante a oficina.
Com câmeras de celular e compactas aliadas a compromisso e boas ideias, nove propostas foram apresentadas e sete grupos finalizaram e enviaram seus trabalhos para o Festival. Dois deles conseguiram chegar à fase de premiação – vídeos “A Solução” e “+30 Anos” – e, dessa forma, alcançamos o objetivo da oficina de estimular a participação e pensamento crítico desses jovens de uma maneira divertida e interessante para eles.

Todos os vídeos que fizeram parte das mostras do "III Festival de Imagens EMDiálogo", incluindo os produzidos pelos alunos do Colégio Alcina, além de mais detalhes relacionados ao Festival podem ser vistos aqui.

Flávia Amurillo,
Equipe EMDiálogo