PRODUÇÃO DE PAPEL RECICLADO NO ESPAÇO ESCOLAR

Área

Ambiental

Autores
Natal Hélio de Aguiar (Biologia), Marcos Ribeiro (Geografia), José Vieira da Siva (Sociologia), Lourdes Aparecida Cartone (Educação Física), Maria Elizete Orsini (Geografia), Maria do Carmo Batista (Língua Portuguesa), Maria Helena dos Santos Pelizaro (Língua Portuguesa), Dinivaldo da Cruz (Educação Física), Gilberto Dada (Língua Inglesa), Marluce Aparecida Poletto (Filosofia).

Resumo

O papel está presente em muitas atividades do dia a dia, no entanto, é descartado de maneira incorreta. Observando esse fato, este trabalho desenvolveu-se com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar a respeito da reciclagem do papel, estimulando a aprendizagem de técnicas de reciclagem para utilização consciente. Para isso, fez-se a coleta de papéis que seriam descartados e procedeu-se ao processo de reciclagem, passo a passo, finalizando com a confecção de papel a ser utilizado em confecções de cartões em datas comemorativas, convites, além de folhas avulsas para todos os trabalhos, caixas, portas retratos e álbuns, molduras de desenhos ou reprodução de obra de arte, entre outras finalidades. Ao final, foi possível observar a conscientização da comunidade escolar em relação à importância do ato de reciclar. 
Palavras chaves
Papel; Reciclagem; Lixo

Introdução
O papel é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do cotidiano. Quando não está sendo mais utilizado, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do papel reciclado.
A reciclagem do papel é de extrema importância para o meio ambiente. Como sabemos, o papel é produzido através da celulose de determinados tipos de árvores. Quando reciclamos e utilizamos o papel reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois árvores deixaram de ser cortadas.
Tem-se observado na escola que uma grande quantidade de papel é recolhida dos cestos de lixo, nos diversos ambientes de trabalho, principalmente na secretaria da escola e sala de estudo dos professores e que o destino deste material tem sido a coleta público.
Sabe-se, entretanto, que o papel usado é um material com grande poder de reaproveitamento, tendo sido utilizado como fonte de  recursos a cooperativas, organizações, hospitais e contribuindo com a educação e outras condições favoráveis ao desenvolvimento de populações de baixa renda no Brasil. Reciclando o papel pode-se diminuir o volume de lixo ocasionado pelo desperdício e ainda poupar árvores, pois a celulose é a matéria-prima para a fabricação do papel. Contribuindo assim, com a proteção do meio ambiente. O lixo deve ser encarado como uma solução bastante viável para a sobrevivência humana, como o começo de um novo ciclo, onde é possível a transformação do que era velho em novo. Diante deste contexto, é viável desenvolver uma atividade para reciclagem do papel descartado na escola.
Tendo em vista a grande quantidade de papel descartado no ambiente escolar. Os professores da disciplina de Biologia, Química, Física e Artes desenvolverá um trabalho educativo com os alunos do Ensino Médio para a reciclagem do papel descartado no espaço escolar, com a finalidade de minimizar os problemas ambientais provocado pelo lixo. Também para o uso em confecções de cartões em datas comemorativas, convites, além de folhas avulsas para todos os trabalhos, encapar caixas, portas retratos e álbuns.

Material e métodos
COLETA A coleta foi feita, utilizando caixas e sacos, com indicação de material para ser reciclado. PREPARAÇÃO Após a coleta, separou-se o papel que não estava sendo utilizado, recortou-os em pequenos pedaços e colocou-os em um recipiente de molho em água. Após foi colocado no liquidificador onde adicionava-se água e era triturado até obter uma mistura homogênea. Se desejar, misture a essa massa amido de milho, corantes de diferentes cores ou algum material de fibra, como bagaço de cana. Estando pronta essa massa, mergulhou-se a peneira (rede fina) de modo que parte dela formasse uma camada na peneira. Em seguida, retirou-se o excesso de água com um pano de tecido de boa absorção e colocou-se essa massa espalhada no formato fino sobre folha de jornal, onde ficou para secar em ambiente ventilado, por 24 horas. Depois, retirou-se a massa do jornal e estava pronta para uso, conforme figura 1, 2, 3, 4. MONTAGEM O papel foi recortado em pedaços de A4 e utilizado em confecções de cartões em datas comemorativas, convites, portas retratos, álbuns, além de folhas avulsas para todos os trabalhos conforme figura 5.

Resultado e discussão
COLETA A partir do momento em que foi pedido para guardar papel para reciclagem, observou-se que as pessoas passaram a se interessar pelo assunto e prontamente passaram a colaborar e apoiar a iniciativa. Por isso, iniciativas voltadas para a questão ambiental devem ser constantes no espaço escolar. PREPARAÇÃO Foi possível notar que devido ao fato do papel ficar de molho, o mesmo esteve maleável, possibilitando uma melhor trituração, e dependendo do corante cada polpa possuía uma cor diferente. MONTAGEM O papel que para a grande maioria das pessoas não tinha mais utilidade, pôde ser reciclado e reutilizado novamente, levando os alunos, professores e funcionários a se conscientizarem da importância da reciclagem para evitar o desperdício, bem como ao encantamento com o novo material produzido.
Conclusões
Ao longo desse trabalho compreendemos que a reciclagem consiste na transformação de qualquer desperdício. A reciclagem de papel é muito importante na solução do problema do acúmulo de lixo no mundo, bem como uma maneira de evitar o desperdício de papel, evitando que muitas árvores sejam derrubadas, poupando recursos naturais, diminuindo a poluição e economizando energia e água, tendo sua importância econômica, pois traduz na possibilidade da produção de materiais a preço mais econômico. O reaproveitamento do papel, por meio da reciclagem, foi um bom trabalho para a conscientização da comunidade escolar, como forma de tornar a escola um espaço de discussão de questões relevantes para a vida sustentável do planeta, colaborando para a formação de cidadãos críticos e ativos em seu espaço de convivência social. Ou seja, um cidadão capaz de intervir positivamente na sociedade.