1- Permanência com sucesso no Ensino Noturno:• Funcionários despreparados• Formação docente deficitária• Rotatividade de professores
2- O aluno do Ensino Médio noturno não vê perspectiva de avançar nos estudos:
2.1 Aliar estudo e trabalho: • O aluno se sente cansado para vir à escola após o trabalho. • O aluno prioriza o trabalho à escola.
3-Barateamento do Ensino Noturno: Qualidade das aulas.
4-Alta porcentagem de evasão e desistência escolar:• Conteúdos atrativos e fora da realidade dos alunos • Pouco preparo dos alunos, do 3 ano do Ens. Médio, para dar continuidade ao estudo . • Necessidade de trabalhão é maior que de estudar;
5- Realidade socio-econômica e cultural: Aluno trabalhador • Classe econômica baixa; • Comunidade de periferia com índices de violência considerável, drogadição, gravidez na adolescência; • O aluno não vê a escola como um meio de apropriação do conhecimento para seu crescimento; • O aluno do Ensino Médio muitas vezes é imaturo para arcar com as responsabilidades, com questões políticas e os conteúdos; • Família deixa de acompanhar os filhos na escola; • Existe privação cultural, não há habito de estudo, de leitura. A internet é só para acessar redes sociais e não para pesquisa ou estudo.• Percebe-se muita permissividade por parte da família, com os estudantes; perante o acompanhamento escolar e perante a vida social do jovem; • O atrativo está fora dos muros da escola: festas, bebidas, etc...
6-Práticas pedagógicas e governamentais para contribuir na proposta de formação humana integral:• Formação continuada dos professores ( quando, qual formação?); com incentivo financeiro para que o professor consiga participar de eventos, congressos, seminário. • Melhores condições de trabalho com o aumento da hora atividade para o professor trabalhar com pesquisa e extensão no modelo das universidades;• Articulação de projetos das universidades públicas com as escolas públicas;• Buscar o domínio dos conteúdos; • Políticas Públicas permanentes que garantam a continuidade de projetos que visam a qualidade do ensino; Uma readequação do âmbito escolar: os espaços, o currículo a formação dos docentes;
• As condições de trabalho batem de frente com a carga horária de estudos; políticas públicas e financeiras para dar suporte ao aluno com poucas condições financeiras para poder estudar de forma integral atrelado ao rendimento e ao conhecimento.
7- Através de mudanças de Políticas Públicas de melhor investimento na educação com objetivo de criar mudanças para que o aluno possa permanecer na escola sem precisar trabalhar para o sustento familiar. • Obrigatoriedade do Ens. Médio
• Formação humana para a família ( pela promotoria pública) integrada a escola com o intuito de orientar e resgatar o papel da família enquanto gestora da mesma.
• Campanha através da mídia sobre a importância da escola para a formação do cidadão
• A correta destinação dos recursos previstos para a educação;
• Adotar medidas emergenciais, principalmente para o aluno trabalhador.