A PROBLEMATIZAÇÃO EM CLASSE: UM ENSINO COM ALTIVEZ “ESCASSEZ DE ÁGUA NA ABUNDÂNCIA TERRESTRE”

Este artigo é resultado da aplicação no ambiente escolar de uma das atividades
propostas no Caderno III Ciências da Natureza da Etapa II, para professores e pedagogos
da rede pública estadual, participantes do programa de formação continuada do Governo
Federal, denominado Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, no ano letivo de
2015.
Esse programa estabeleceu como norte a promoção da valorização de professores
e pedagogos do ensino médio da rede pública nos Estados da Federação e Distrito Federal,
que estejam ativos no exercício da docência, através de bolsas de estudo, aprofundando e
atualizando conceitos fundamentais que norteiam a educação no ensino médio.
O grupo de estudos foi composto por dez profissionais sendo oito professores e
dois pedagogos, moradores no Município de Curitiba, Estado do Paraná, participantes de
encontros presenciais que aconteceram aos sábados, na própria escola onde atuam e fora
do horário da jornada de trabalho.
As atividades trabalhadas em classe foram realizadas com estudantes de primeiras
e segundas séries do ensino médio, nos meses de junho e julho do ano de 2015, tendo
como tema gerador a “Água”.

Este artigo é o resultado das atividades propostas no Caderno III Ciências da
Natureza – Etapa II, do curso de formação continuada, Pacto Nacional pelo Fortalecimento
do Ensino Médio, desenvolvidas pelos professores e pedagogos cursistas, envolvendo
estudantes das duas escolas estaduais acima citadas, com enfoque no tema gerador
escolhido para a abordagem educativa e didático-pedagógica, “Água”.