Problemas atuais e futuros relacionados ao aquecimento global

Professores: Aline Neves Kalatalo, Flávia Cristina de Andrade Cunha, Danny de Oliveira Nakao, Elaine Alves da Silva

Tema: Aquecimento global.
Subtema: Mudança climática.
Título: Problemas atuais e futuros relacionados ao aquecimento global.
1. Situação-Problema
Ultimamente, o aquecimento global virou assunto nos mais diversos meios de comunicação, a população está preocupada com o que poderá acontecer com o nosso planeta.
O aquecimento global é a elevação da temperatura do planeta, gerando sérias complicações como: furacões, secas, enchentes, extinção de milhares de animais e vegetais, derretimento dos polos e vários outros problemas que o homem não tem condições de enfrentar ou controlar. Há muitos anos, o homem destrói o planeta (matando e poluindo) e os pesquisadores alertam sobre as consequências graves desses atos.
Em linhas gerais, podemos dizer que devido aos efeitos potenciais sobre a saúde humana, economia e meio ambiente o aquecimento global tem sido fonte de grande preocupação.
Diante desse contexto, esse trabalho tem como objetivo desenvolver uma ação de ensino-aprendizagem sobre os problemas futuros que poderão atingir nosso planeta.
Além disso, desejamos promover a conscientização dos alunos sobre as questões com relação às alterações climáticas como, influenciar negativamente a produção agrícola de vários países, reduzindo a quantidade de alimentos, o derretimento de geleiras e alagamento de ilhas e regiões litorâneas, os tufões, furacões, maremotos e enchentes poderão ocorrer com mais intensidade, etc.
2. Problemas encontrados
• Nem todos os alunos sabem quais atitudes devem tomar para combater o aquecimento global.
• Repensar no seu consumo antes de comprar um produto.
• Falta de discussão sobre o tema na comunidade local.
3. Conhecimento do problema na comunidade
A Região administrativa do Recanto das Emas foi criada em 28 de julho de 1993, por meio da lei 510/93, com o objetivo de atender ao Programa de Assentamento do Governo do Distrito Federal. A área possuía pequenas chácaras e uma planta típica do cerrado: canela de ema; além disso existia no local um sítio chamado Recanto, onde vivia grande quantidade de emas, espécie própria do cerrado.
O clima é tropical de altitude, possui um verão úmido e chuvoso e um inverno seco e frio, assim como em todo o Distrito Federal. O tema aquecimento global ainda é pouco discutido na Comunidade. Pode-se perceber por meio das discussões em sala de aula que as questões relativas às mudanças climáticas, destruição da vegetação nativa é pouco preocupante. Sendo necessário conduzi-los a reflexões sobre seus atos para com o meio ambiente e sobre as consequências que diretamente os afetam; buscando uma mudança de comportamento. Isso mostra a importância em se tratar a Educação Ambiental em sala de aula em caráter formal e não-formal, como estabelece a Lei n.º 9.795, de 27 de abril de 1999.
4. Atividades práticas de investigação
• Explanação do tema por todos os componentes curriculares participantes desta ação;
• Elaboração por parte dos docentes dos componentes curriculares participantes, de 5 questões com 4 itens para cada docente, envolvendo o tema contextualizado com o conteúdo estudado em sala, de cada disciplina dos primeiros, segundos e terceiros anos;
• Confecção de uma avaliação multidisciplinar para cada ano com 20 questões objetivas e um gabarito de respostas;
• Aplicação da avaliação multidisciplinar nos primeiros, segundos e terceiros anos;
• Correção das avaliações por professores e alunos com discussões e considerações sobre a prática realizada.
5. Desenvolvimento de práticas para resolução dos problemas
• Divulgação de maquetes e experimentos nas feiras culturais;
• Conscientização dos alunos por meio de aulas sobre a importância da redução da emissão de gases que provocam o aumento do Efeito Estufa em diversas disciplinas, com objetivo de promover o conhecimento sobre o tema e os impactos causados no clima pela falta do controle de emissão dos gases.
• Divulgação da cartilha para a comunidade local por meio de parceria com a administração da cidade.
• Divulgação de vídeos por meio das redes sociais.
6. Objetivos das ações propostas
• Discutir questões ambientais envolvidos com o aquecimento global.
• Conscientizar os alunos sobre a importância da redução da emissão de gases que intensificam o efeito estufa.
• Aplicar uma Avaliação Multidisciplinar com o intuito de investigar a compreensão dos alunos sobre o tema discutido.
• Promover ações efetivas que conscientizem os alunos e a comunidade escolar as consequências do aquecimento global
7. Conteúdos abordados pelas áreas do conhecimento:
• Ciências da natureza e suas tecnologias: modelos atômicos, substâncias.
• Matemática:
• Ciências humanas e suas tecnologias: ética e cidadania, comportamento social: aprendizado sobre sustentabilidade.
8. Referências:
1. Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno III: Ciências da Natureza / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores: Daniela Lopes Scarpa... et al.]. – Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014.
2. http://www.brasilescola.com.
3. http://www.akatu.org.br.