PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
ESTABELECIMENTO DE ENSINO: CEEBJA CIC
MUNICÍPIO: CURITIBA -PR
CADERNO I - REFLEXÃO E AÇÃO – PG. 40
Principais Princípios e Fundamentos que Constituem a Proposta de Formação Humana Integral
SÍNTESE DA DISCUSSÃO NO GRUPO.
Dentre os principais princípios e fundamentos que constituem a proposta de formação humana integral, está o de formar cidadãos capazes de analisar, compreender e intervir na realidade em que estão inseridos, visando o bem estar do homem no plano pessoal e coletivo.
Desta forma deve desenvolver a criatividade, o espirito crítico, a capacidade para análise e síntese, o autoconhecimento, a sociabilização, a autonomia e a responsabilidade, tornando possível a formação de um homem com aptidões e atitudes para colocar-se a serviço do bem comum, com espirito solidário, com gosto pelo saber e disposto a conhecer e desenvolver a capacidade afetiva em uma visão inovadora.
A formação integral deve ser entendida como saber essencial, que proporciona o saber sentir, o saber inovar, o saber ser crítico e o saber ser ético. A escola deve propiciar que seu aluno tenha uma vida de cidadania plena, considerando as diversidades e desigualdades individuais e sociais. O processo deverá levar o aluno a observar, perceber, descobrir, refletir sobre o mundo e interagir saudavelmente com outras pessoas.
O trabalho docente precisa preparar os alunos intelectualmente, moralmente, tornando-os mais humanitários para ingressar em outras etapas de estudos, buscando preparar os alunos para se tornarem cidadãos ativos e participantes na família, trabalho, na vida cultural e política, fazendo a mediação entre o aluno e a sociedade e suas condições de origem e seu papel na sociedade.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.
Formação de Professores do Ensino Médio. ETAPA 1 CADERNO 1. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Ensino Médio e Formação Humana Integral.