Principais desafios no campo da avaliação educacional.

Pensando sobre quais têm sido os maiores desafios no campo da avaliação educacional, acredito que o primeiro passo seja motivar os alunos para que eles participem efetivamente do processo avaliativo, pois como poderei avaliar um aluno que não participa das atividades propostas, que não faz trabalhos, avaliações etc. Então o primeiro desafio é estabelecer uma relação onde meus alunos decidam realmente participar desse processo avaliativo, fazê-los entenderem que o que vai fazer diferença em suas vidas não será o número de anos que ele ficou na escola, ou  as notas que ele teve no boletim, notas essas que muitas vezes podem não ser expressão verdadeira de seu aprendizado, mas sim, o que vai mudar a vida dele é o que realmente ele aprendeu, as habilidades adquiridas, como ler, produzir um bom texto, sua capacidade de interpretar um texto, suas habilidades matemáticas, filosóficas, sociológicas. Enfim fazê-los compreender que os conhecimentos produzidos pelo estudo das diferentes disciplinas visa prepará-los para a vida, para o mercado de trabalho, ou seja, para que ele seja capaz de atuar, compreender, agir e transformar essa sociedade na qual ele vive, sendo assim, um cidadão crítico responsável e consciente. Creio que se conseguirmos fazê-los compreender que a escola, o estudo não é mera obrigação, mas visa sim prepará-los para a vida em sociedade então conseguiremos melhores resultados no processo avaliativo, que tem por objetivo avaliar o que o aluno aprendeu, verificar o que deu certo e o que deu errado, para a partir disso rever nossa prática pedagógica visando um  melhor aprendizado para nossos alunos.