Praticas significativas do Ensino de Ciências

REFLEXÃO E AÇÃO II
DISCUTA AS AFIRMAÇÕES COM SEUS COLEGAS.
   

      Todos concordam com estas informações? Como podem, de fato serem planejadas práticas que corroborem com tais proposições?
     Ensinar Ciências depende mais do que uma atitude frente ao conhecimento do que propriamente a memorização do conteúdo, oportunizando momentos para que o mesmo  seja explorado.
       A disciplina de Ciências trabalha com o conhecimento das Ciências nos aspectos físicos,químicos e biológicos, assim como a consciência ambiental, visando a formação de sujeitos que atuem como agentes transformadores. O objeto de estudo da disciplina é o conhecimento que resulta da investigação da natureza.
Pensando em nossa prática podemos utilizar como exemplo o tema sustentabilidade. Verificamos como problemas na escola a reincidência de lixo em locais inadequados, o desperdício de água, luz e alimentos.
Seguem alguns exemplos de como trabalhar o assunto além da sala de aula, com o objetivo de motivar os alunos a terem atitudes sustentáveis no seu cotidiano:
Projetos e práticas envolvendo palestras, mutirão de limpeza e separação de resíduos, concurso fotográfico, produção de poesias e murais, confecção de trabalhos com reutilização de materiais, desfile de roupas com materiais reutilizados, gincanas, entre outros.
Essas atividades devem gerar uma conscientização a longo prazo e diminuir vários problemas na escola e na sociedade. Lembrá-los também que alguns desses resíduos  quando jogados no meio, acumulam água e contribuem para a proliferação de insetos (mosquitos da dengue, baratas) e animais como ratos e aranhas, prejudicando a curto prazo a saúde da população.