Práticas Educacionais e Ações.

1- O Conselho Escolar existe, suas ações são orientadas em conformidades com o regimento. As ações e deliberações ocorrem com previa divulgação, com a  participação de todos os componentes e a comunidade interessada.
2- A Escola não possua Grêmio Estudantil, porém, existe o Representante de Turma, que faz a parte entre o Conselho Escolar, direção, equipe pedagógica e o aluno. Assim como, dos alunos em relação a escola, e os mesmos são escolhidos democraticamente pela turma.
3- A prática do patrimonialismo é determinante e influente em grande parte das atividades escolares, existindo e permanecendo devido a vários aspectos como por exemplo, influência econômica, social, cultural e temporal. Contudo, outro fator a ser ressaltado é a própria estrutura legal, que em último aspecto a decisão cabe ao arbítrio dos diretores. Uma possível alternativa para que ocorra a autonomia efetiva, seria a promoção que envolva a organização temporal de acordo com as reais necessidades de toda a “comunidade escolar”, e buscar enfatizar a ação equitativa das decisões, onde somente seriam implementadas quando fossem estabelecidas as necessidades da Ação do consenso de todos.
4- Podemos destacar alguns fenômenos presentes ocorridos após a implementação da abertura democrática, como a realidade escolar que é múltipla e dinâmica.
Geralmente as salas apresentam concentração elevada de alguns alunos o que implica diretamente no acompanhamento do desenvolvimento individual. Esses fatores influenciam na conduta da turma, como exemplo salas numerosas requerem o prevalecimento da hierarquia, entretanto a ação em quase sua totalidade prevalecem os conteúdos que envolvam a participação dos educandos, buscando promover o desenvolvimento de todas suas estâncias cognitivas, buscando também o desenvolvimento humano integral o que consequentemente refletirá em sua conduta como cidadão