Pondo em prática propostas que o Pacto cita.
Nós do Colégio Estadual do Campo Benjamim AntonioMotterestamos mais uma vez colocando em prática o Projeto Conscientização Política, atrelado ao Programa Paraná sem Corrupção, com apoio da SEED e NRE de Cascavel. O projeto vem de encontro às ações e propostas contidas nos cadernos e materiais de estudo do Pacto Nacional pelo fortalecimento do ensino Médio, quando entendemos que com o desenvolvimento deste projeto pudemos perceber o aguçamento do interesse dos nossos alunos do Ensino Médio pela política, queconvenhamos, encontra-se desacreditada. Por iniciativa da professora de sociologia,Enilce Leal Frehner, dando continuidade do referido projeto que iniciou em 2012, com o professor de história da época: Claudecir Venancio, esta semanaos alunos criaram seus partidos políticos, lançaram suas propostas e as candidaturas a: presidente, vice, governador, vice, senador, deputado federal e estadual, estão fazendo suas campanhas sem corrupção. Ao se candidatarem e apresentarem-se como representantes de um determinado partido, os alunos se sentiram importantes , aumentando sua auto-estima, pois estão sendo ouvidos em suas propostas, ideias e ideais.
Assim estamos dando ouvidos aos sujeitos do Ensino Médio, uma das principais propostas do Pacto. As propostas desenvolvidas pelos alunos veem de encontro com as necessidades encontradas no âmbito do ambiente escolar,comunidade escolar e local. A eleição acontecerá dia 29 de setembro de 2014, no colégio, das 8 às 14:30h com direito à voto todos os alunos, professores e funcionários. A equipe de alunos eleita formará um Núcleo Setorial Administrativo do colégio, que auxiliará na execução das propostas juntamente com professores e equipe diretiva, com mandato de dois anos, assumindo o cargo o segundo mais votado, caso o aluno eleito for transferido ou se desvincular do colégio,( no caso dos formandos).
Também paralelas às atividades de sociologia, os demais professores das diversas disciplinas desenvolverão atividades tais como: textos sobre voto consciente, pesquisas e debates sobre históricos dos candidatos, vídeos criados pelos alunos, com as principais propostas do partido para serem postados nas redes sociais, tendo em vista a propaganda eleitoral gratuita, faixas e cartazes com frases que incentivam a prática da cidadania, a liberdade de expressão e o combate à corrupção.