Colégio Estadual Antonio Francisco Lisboa
Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante
Prática Interdisciplinar - Ribeirão Pinguim
Cândida Domingues
Roseli C. da S. Magalhães
Vanda Maria L. Bariviera
Silvana Aparecida Onofre
Gisele Aparecida Fidelis
Resumo:Atividade interdisciplinar envolvendo as disciplinas de língua
portuguesa, biologia, química, história e geografia com a visita ao Ribeirão Pinguim
que permitiu analisar na prática os problemas ambientais do ribeirão.
Palavras-chave:Interdisciplinaridade,conhecimento, ciências
Introdução
O presente artigo busca mostrar como a interdisciplinaridade pode ampliar o conhecimento
dos alunos e também de professores acerca de conteúdos estudados. As Ciências da Natureza e as
Ciências Humanas unidas, mas cada uma com sua visão particular do objeto de pesquisa escolhido-
O Ribeirão Pinguim – no município de Sarandi- PR- podem ampliar o conhecimento na medida que
enquanto pesquisam, os discentes percebem as diferenças e semelhanças entre o entendimento de
cada ciência sobre o assunto analisado, essas diferenças ou semelhanças instigam a curiosidade nos
estudantes contribuindo para a evolução do saber. O estudo em campo foi realizado pelos alunos do
3o ano do ensino médio do colégio citado no cabeçalho, as disciplinas envolvidas
foram:história,biologia, língua portuguesa,geografia e química.
O objetivo desse artigo é analisar como a interdisciplinaridade pode contribuir com o
conhecimento escolar, verificar se as Ciências da Natureza interagindo com as Ciências Humanas
auxilia de fato à aprendizagem.
O trabalho interdisciplinar foi realizado “in loco”, os alunos fizeram um relatório abordando
as condições ambientais do Ribeirão Pinguim e áreas circunvizinhas, nesse relato deveria ter
informações históricas, geográficas, biológicas e químicas da área de análise.
Nas discussões posteriores a elaboração do trabalho verificou -se que os alunos compararam
as informações das disciplinas envolvidas e até começaram a perceber a relação entre elas, notaram
que quando o objeto estudado é abordado em toda amplitude a abstração comum do universofragmentado do ensino usual da vida a concretude de um conhecimento que responde a várias
indagações, que quando estudadas isoladamente pode criar uma lacuna de dúvidas podendo ser
responsável pelo desinteresse dos alunos por muitas disciplinas. A utilização dos saberes de
múltiplas ciências contribui com o aprendizado dos educandos, sem tirar a individualidade inerente
a cada disciplina.
A interdisciplinaridade não dilui as disciplinas ao contrário mantém sua
individualidade. Mas integra as disciplinas a partir da compreensão das múltiplas
causas ou fatores que intervêm sobre a realidade e trabalha todas as linguagens
necessárias para a constituição de conhecimentos, comunicação e negociação de
significados e registro sistemático dos resultados. BRASIL (1999, p. 89).
A integração das disciplinas trouxe visões amplificadas do local possibilitando ao educando
a elaboração de um trabalho com informações mais coerentes e de acordo com os fatos vistos na
prática. Puderam constatar a ligação entre as Ciências da Natureza e as Ciências Humanas quando
averiguaram que as condições ambientais do Ribeirão Pinguim podiam ser explicadas a contento
com a junção das ciências sendo um meio facilitador da aprendizagem.
Considerações finais
Em princípio os alunos ficaram relutantes com a nossa proposta em fazer um trabalho que
envolvesse cinco disciplinas, o medo deles era –“meu Deus! Cinco professores corrigindo o nosso
trabalho! ” Mas os resultados obtidos com a elaboração conjunta do relatório mostrou que atuando
em parceria as disciplinas das Ciências da Natureza e das Ciências Humanas podem elucidar várias
lacunas deixadas pela falta de interação entre as áreas do conhecimento, fato percebido pelos alunos
que puderam ter explicações sobre o ambiente pesquisado através da ótica das ciências envolvidas
nesse estudo, podendo assim perceber que o conhecimento não é fragmentado, ao contrário é
necessário a união dos saberes para que de fato a aprendizagem ocorra por completo sem espaços
para inquietações ou descrenças. A compreensão dos vários fatores que envolveu a área pesquisada
foi perceptível na medida que o resultado dos relatos respondeu de forma positiva a expectativa de
professores e alunos.
Referências Bibliográficas
BRASIL. Lei no 9.394. Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de
dezembro de 1996.
MINISTERIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília:
MEC/SEF, 1997.
Observação: o presente artigo foi realizado pelos participantes do PACTO do Colégio Estadual
Antonio Francisco Lisboa EFMP