Prática avaliativa

Avaliação é parte do processo educativo e além de sua  função  diagnóstica é instrumento de investigação dos resultados da prática pedagógica e a partir da análise e reflexão sobre os resultados efetivar as modificações necessárias e coerentes com o processo. Os instrumentos são diversificados: testes orais e escritos, resumos, resenhas, interpretação de textos, relatórios orais e escritos feitos a partir de leituras, vídeos, filmes, visitas, experiências, produção de textos, tarefas específicas de cada disciplina.

Principais critérios envolve  maior relevância à atividade crítica, à capacidade de síntese e à elaboração pessoal. Cada disciplina/professor define critérios de acordo com a intencionalidade da prática.
Na avaliação do processo ensino-aprendizagem a escola adota o sistema semestral para cálculo da média, utilizando para isso, instrumentos diversificados, levando em consideração a participação e o desempenho dos alunos nas aulas e demais atividades escolares, o cumprimento de tarefas e a realização de trabalhos.
Os resultados das atividades avaliativas são analisados durante o ano letivo,  pelo docente junto ao aluno, observando os avanços e as necessidades detectadas para o estabelecimento de novas ações pedagógicas, entre elas a recuperação de estudos, que se dará com atividades significativas por meio de procedimentos didático-metodológicos diversificados sendo considerados os melhores resultados os melhores resultados para cálculo da média.
  Em momentos coletivos como pré conselhos de classe com as turmas, nos conselhos de cada classe com a presença dos professores da turma, pedagoga(o), direção e representantes de alunos são definidas ações para superação das dificuldades e em seguida análise dos resultados com os pais e/ou alunos.