Possiblidades e desafios na construção de um Currículo Integrado no Ensino Médio

Professores cursitas do Colégio Estadual Professor Loureiro Fernandes: Curitiba - PR

MARIA APARECIDA ANANIAS FERRONATO
PEDRO SERGIO BINI
RUBEN CASTEX NETO
TATHIANE APFELGRUN
GUILHERME AUGUSTO KLINGELFUSS
WARNA ELISABETH HENRICHSEN MUHLMANN

Orientadora de estudos: Viviane A.Carvalho Langer

Ressignificar o papel da escola na perspectiva de um currículo integrado na forma de que se tenha os eixos: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. É necessário o rompimento com o atual modelo fragmentado das práticas escolares. Para tanto, é necessário pensar em uma estruturação e condições de trabalho com propositivas, como: dedicação exclusiva com qualidade do profissional da educação; formação continuada; valorização de crescimento na carreira acadêmica; entre outros.

Seguindo esta linha de pensamento, ter o estudante em tempo integral na escola e com atividades educacionais diversificadas em turnos contínuos estimulando-o na reflexão, pesquisa e argumentação, com a mediação do professor contextualizando e trazendo o conhecimento histórico e científico produzido socialmente pela humanidade.
Nesta premissa é necessário a (re) organização da estrutura escolar que permita a integração das disciplinas visando as dimensões da interdisciplinaridade como princípio fundamental.
É imprescindível pensar a escola na sua função social como integradora do Trabalho em todas as suas dimensões.
Segundo a citação do Caderno IV – MEC - o trabalho como princípio educativo “...é a partir do conhecimento na sua forma mais contemporânea que se pode compreender a realidade e a própria ciência na sua historicidade”.
Concluindo, o currículo integrado organiza o conhecimento e desenvolve o processo de ensino aprendizagem de forma que os conceitos sejam apreendidos como sistema de relações de uma totalidade concreta que se pretende explicar/ compreender.